Portal de União
Notification Show More
Aa
  • Início
  • Educação
  • Cidade
  • Esportes
  • Polícia
  • Cultura
Reading: PL propõe pensão vitalícia para familiares das vítimas da Chacina da Meruoca
Share
Aa
Portal de União
Busca
  • Início
  • Educação
  • Cidade
  • Esportes
  • Polícia
  • Cultura
Have an existing account? Sign In
Follow US
© Portal de União | Desenvolvido por: LabJobs
DestaqueGeral

PL propõe pensão vitalícia para familiares das vítimas da Chacina da Meruoca

Portal de União
Last updated: 20/05/2025
Portal de União 216 Views
Share
3 Min Read
SHARE

A proposta da deputada Ana Paula sugere indenização mensal às famílias das quatro vítimas do caso de 1999

Um indicativo de projeto de lei protocolado pela deputada estadual Ana Paula (MDB) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) propõe que o Estado conceda pensão vitalícia mensal e individual aos familiares das vítimas da Chacina da Meruoca. O caso, ocorrido em janeiro de 1999, completou 26 anos em 2025 e vitimou quatro homens inocentes, assassinados por policiais após serem confundidos com assaltantes de banco na região entre Teresina e José de Freitas.

- Publicidade -

Foto: Reprodução/AlepiDeputada Ana Paula Mendes MDB)

Deputada Ana Paula Mendes MDB), Autora do projeto

A proposta sugere que a pensão mensal tenha valor equivalente a cinco salários mínimos, com direito ao pagamento do 13º salário em dezembro. O benefício será destinado à viúva e filhos de Manoel Pereira de Sousa; à viúva e filhos de Luís Paulo Cronemberger; à mãe de Aires José da Cunha; e à viúva e filhos de Vanderli Correia da Silva.

- Publicidade -

Atualmente, as famílias das vítimas recebem uma pensão especial limitada a dois salários mínimos, com caráter provisório. Segundo a deputada Ana Paula, a mudança proposta visa garantir maior segurança e dignidade para essas pessoas. “Seus entes queridos foram brutalmente assassinados em uma ação equivocada de agentes do Estado. A pensão atual se extingue com o trânsito em julgado das ações judiciais indenizatórias, o que impõe incerteza e insegurança às famílias atingidas”, explicou a parlamentar.

O indicativo de projeto de lei foi protocolado nesta quarta-feira (19) e ainda precisará passar pelas Comissões da Assembleia antes de ser levado à apreciação em plenário.

Confira o texto completo do Projeto:
Alteração da Lei n” 6.612, de 29 de dezembro de 2014, estabelecendo a vitaliciedade da pensão especial concedida às famílias das vítimas da Chacina da Meruoca e outras providências. 

Relembre o caso

A Chacina da Meruoca aconteceu em 16 de janeiro de 1999, quando quatro homens foram mortos por policiais do antigo Comando Corisco e do Comando de Operações Especiais (COE). As vítimas – Vanderli Correia da Silva, Aires José da Cunha, Luís Paulo Cronemberger e Manoel Pereira de Sousa – estavam caçando na mata quando foram abordadas e executadas pelos agentes, que acreditavam estar diante dos assaltantes que haviam roubado uma agência bancária em Altos.

As investigações realizadas à época revelaram que, ao perceberem o erro, os policiais atearam fogo no carro das vítimas para tentar encobrir o crime. O caso causou grande comoção no Piauí e teve repercussão nacional, levando à extinção das unidades policiais envolvidas na operação. Os agentes responsáveis foram julgados e condenados pela Justiça.

Fonte: Alepi

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Portal de União 20/05/2025 19/03/2025
Share this Article
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Previous Article Governo abre prazo para renegociação para quem tem dívida com a União
Next Article Polícia Federal deflagra operação contra fraudes milionárias no INSS no Piauí
Portal de União

© Portal de União | Desenvolvido por: LabJobs

adbanner
AdBlock Detectado
Nosso site é um site com suporte de publicidade. Por favor, coloque na lista de permissões para apoiar nosso site.
Okay, I'll Whitelist
Bem vindo!

Entre no painel administrativo

Lost your password?
%d