Equipes estão se deslocando ao interior para tentar convencer os prefeitos municipais
![Programa estaria sendo realizado com participação da ADH (Foto CCOM)](https://i0.wp.com/www.trnoticia.com.br/images/noticias/32270/7d36695e0f1b74d61d6d2aa6ee536b29.jpg?w=1170&ssl=1)
No dia 9 de fevereiro, algumas pessoas supostamente a serviço da ADH (Agência de Desenvolvimento da Habitação) estiveram no município de São João da Varjota e mantiveram contato com autoridades da prefeitura municipal. Além de apresentar um suposto programa denominado Pro Habitação, queriam que o prefeito José Barbosa (PP) assinasse um documento sobre a situação habitacional do município e liberasse o diagnóstico socioeconômico do município.
- Publicidade -
Segundo informações repassadas pelos próprios técnicos do governo, que seriam engenheiro, assistente social, dentre outros, bem como seus representantes naquele município, que são políticos da oposição, sobretudo aqueles mais ligados ao PT, o motivo da visita técnica seria a implantação do Pro Habitação, um braço do Pro Piauí para amenizar o déficit habitacional existente em São João da Varjota. A prefeitura atuaria apenas como repassadora de informações. Todo o projeto seria executado pelo governo, através da ADH e Pro Habitação, com indicação dos políticos locais – representantes do próprio governo petista.
O projeto consistiria, de acordo com o que conseguimos apurar, até o momento, na liberação de R$ 20 mil por família. Os recursos seriam depositados diretamente na conta dos beneficiários. Os representantes da prefeitura pediram maiores detalhes e não foram atendidos. “Eles já tinham toda uma relação de pessoas a serem atendidas. Disseram que iriam colocar R$ 20 mil na conta de cada uma pessoa atendida. E que eles próprios se encarregariam da obra a ser realizada. A supervisão seria da ADH e Pro Habitação”, disse uma fonte da municipalidade.
- Publicidade -
Apesar de uma pesquisa demorada junto ao sistema de informações do governo do estado não conseguimos identificar nenhuma notícia sobre o dito Pro Habitação em nível estadual. Na página oficial do Executivo constam informações sobre o Pro Piauí e seu braço nos municípios, que seria justamente o Pro Municípios. Informa-se que “o programa levará obras a todas as cidades do Piauí nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento, como asfaltamento urbano, pavimentação, água e saneamento, estádios, quadras poliesportivas, além de mercados, praças e pontes.”
A única referência a programa habitacional que conseguimos apurar junto ao governo piauiense tem referência com o Consórcio Nordeste. Consiste no programa “Habitação Nordeste”, que promete a opção para pessoas de baixa e média renda saírem do aluguel. “Queremos trabalhar em um programa que possa tirar essas pessoas do aluguel, garantindo assim sua casa própria”, afirmou o governador Wellington Dias (PT). Ele anunciou “estratégias que permitam um imóvel dentro dos padrões, com um custo baixo e menor burocracia para aquisição do imóvel.” (Toni Rodrigues)