Notícias de União e Região

Prefeito realiza reunião de urgência para tentar conter os ânimos entre o secretário e agentes de saúde e endemias

A primeira semana de junho desse ano, 2020, tem sido bastante tensa na saúde de União. O prefeito, Paulo Henrique – PSD, prometeu pagar diárias para os ACSs e ACEs que estão na linha de frente do enfreamento ao COVID-19, mas o secretário de saúde não pagou as diárias e ainda chamou de atriz uma agente de saúde que cobrou o pagamento de suas diárias. As falas do secretário geraram uma forte reação entre os profissionais da saúde e para tentar acalmar os ânimos, prefeito realiza reunião de urgência entre o secretário e agentes de saúde e de endemias. Durante a reunião cororrida ontem, 04/06, o chefe do executivo municipal disse que estava ali para sanar todo mau entendido que estava acontecendo entre a categoria e o secretário. O representante da categoria dos ACSs e ACES, Cláudio Costa disse que os profissionais nunca tinham sido tão humilhados por um secretário de saúde, ao longo desses mais de 25 anos de existência da categoria no município, como estão sendo agora.

Os agentes de saúde e agentes de endemias, também reclamaram que além da humilhação, também sofrem perseguições por setores da gestão municipal. O prefeito garantiu que este tipo de perseguição não aconteceria mais e que ele era o prefeito, dando a entender que o episódio envolvendo o secretário não era do seu consentimento. Os profissionais disseram ao prefeito, que onde o secretário for e difamar a categoria, eles vão procurar se defender também. A categoria dos ACSs e ACEs ressaltou o empenho de alguns membros da gestão, que de fato estão lutando no combate ao COVID-19, mas ressaltou também, que outros não têm a menor importância. O prefeito pediu paz e disse que tais acontecimentos não ocorreriam mais por parte da gestão. Durante toda a reunião o clima foi bastante tenso; mas após encerrada o secretário de saúde, Narciso Chagas gravou vídeo sinalizando bandeira branca.

Secretário de Saúde de União, Narciso Chagas

O clima de tensão entre os profissionais da saúde e o secretário, se acirrou após a divulgação de um vídeo da agente de saúde, Karina Marques, que após trabalhar na linha de frente fora da sua micro área, foi contaminada pelo COVID-19 e não recebeu as diárias prometidas pelo prefeito.

Agente de Saúde, Karina Marques

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: