Ação mira desvios de recursos públicos na saúde estadual; investigação está em fase inicial
A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta terça-feira (30) que cumpriu mandados de busca na Secretaria de Saúde do Piauí, como parte de investigação sobre supostas fraudes e desvios de recursos públicos vinculados à saúde estadual. A mobilização contou com o apoio de outras instituições, com o objetivo de coletar documentos, informações e evidências ligadas aos crimes denunciados.
- Publicidade -

Os mandados foram autorizados pela Justiça após representação da própria autoridade policial. A ação ocorre em meio a suspeitas de que valores destinados a programas de atendimento à população podem ter sido usados indevidamente por agentes públicos.
Segundo a investigação, servidores da secretaria seriam responsáveis por manipulações contábeis, superfaturamentos e favorecimentos a fornecedores. Os dados recolhidos nas buscas serão agora analisados pela equipe da PF para embasar eventual responsabilização criminal e civil de envolvidos. A operação também visa inibir práticas ilícitas que prejudicam o cidadão e afetam serviços essenciais.
- Publicidade -
Em nota a Secretaria de Saúde do Piauí informou que:
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informa que tomou conhecimento, por meio da imprensa, da realização de uma operação da Polícia Federal em sua sede, localizada no Centro Administrativo.
Até o momento, a Sesapi desconhece o teor da investigação, mas adianta que estará à inteira disposição da Polícia Federal para prestar quaisquer esclarecimentos assim que for formalmente notificada.
Fonte: Polícia Federal