Um incêndio em vegetação atinge a zona rural de José de Freitas, a 52 km de Teresina, nesta quarta-feira (17). Segundo informações de populares, o fogo começou por volta do meio-dia em uma queimada de entulho, alcançando uma área extensa.
- Publicidade -
As chamas, segundo a Brigada de José de Freitas, atingiram os bairros Centro, Tijuca, Santa Rosa, São Pedro e a localidade Alevantado, na zona rural do município. Ainda não se sabe a área afetada em quilômetros quadrados.
Ainda há dois focos mais resistentes, e as equipes seguem em monitoramento, utilizando drone, enquanto aguardam o apoio do Corpo de Bombeiros, que já estava a caminho do município.
A prioridade é conter completamente o incêndio e evitar que atinja novas áreas próximas às casas.
- Publicidade -
Somente em agosto, o Piauí registrou 900 ocorrências de incêndios, segundo o Corpo de Bombeiros.
O governador Rafael Fonteles prorrogou o decreto que proíbe queimadas em todo o estado por mais 30 dias.
INCÊNDIO EM BENEDITINOS
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), mobilizou o helicóptero H125, Águia 01, do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BOPAer), para o combate a focos de incêndio no município de Beneditinos, distante cerca de 100 km de Teresina. A ação ocorreu nos dias 15 e 16 de setembro.
A solicitação partiu do Comandante do Exército da 25ª Região Militar, com sede na capital, e foi atendido pelo Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes. A coordenação da missão ficou sob responsabilidade do Gerente de Operações Aéreas da SSP-PI, coronel Clayton Frota Gomes.
No decorrer da operação, o Águia 01 permaneceu em atividade por mais de 10 horas, realizando 67 lançamentos pelo sistema Bambi Bucket. Ao todo, foram despejados aproximadamente 16.500 litros de água sobre as áreas atingidas pelas chamas.