Portal de União
Notification Show More
Aa
  • Início
  • Educação
  • Cidade
  • Esportes
  • Polícia
  • Cultura
Reading: Como anda a eficiência da máquina pública nos estados brasileiros em 2025?
Share
Aa
Portal de União
Busca
  • Início
  • Educação
  • Cidade
  • Esportes
  • Polícia
  • Cultura
Have an existing account? Sign In
Follow US
© Portal de União | Desenvolvido por: LabJobs
DestaqueGeral

Como anda a eficiência da máquina pública nos estados brasileiros em 2025?

Portal de União
Last updated: 06/09/2025
Portal de União 858 Views
Share
4 Min Read
SHARE

O pilar de Eficiência da Máquina Pública do Ranking de Competitividade mostra que criar mecanismos de incentivos para a construção do bom governo é essencial. A melhoria da eficiência do aparato governamental é condição central para reforçar a legitimidade das instituições democráticas, fator fundamental para impulsionar o desenvolvimento.

- Publicidade -

São Paulo é líder em competitividade, mas segue com dificuldade em avançar na solidez fiscal Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Na educação, destaca-se nos indicadores do Enem, índice de oportunidade da educação e taxa de atendimento do ensino infantil. Em infraestrutura, lidera nos indicadores de acessibilidade do serviço de telecomunicações, custo dos combustíveis, disponibilidade de voos diretos e qualidade das rodovias.

- Publicidade -

No pilar de solidez fiscal, o Estado enfrenta dificuldades e ocupa a 13ª posição, uma acima de sua melhor marca desde o início do ranking. Nesta edição, recuou nos indicadores de gasto com pessoal, poupança corrente e taxa de investimento, e permanece entre as últimas posições no indicador de solvência fiscal, que mede a capacidade de pagar dívidas sem comprometer o equilíbrio orçamentário.

Santa Catarina é líder nos pilares de segurança pública e capital humano, enquanto o Rio Grande do Sul sobressai em inovação e eficiência da máquina pública.

Já o Distrito Federal obteve a maior nota em sustentabilidade social e ambiental. Roraima e Espírito Santo lideram nos pilares de potencial de mercado e solidez fiscal, respectivamente.

Os Rankings de Competitividade dos Estados e dos Municípios são ferramentas do CLP (Centro de Liderança Pública), com o objetivo de mensurar a capacidade dos entes federativos brasileiros em gerar bem-estar para a população. Com base em dados oficiais, os rankings oferecem um raio-X da gestão pública local a partir de indicadores estruturados em pilares como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, inovação e sustentabilidade ambiental.

Nordeste em crescimento

Destaque nesta edição, o Rio Grande do Norte avançou oito posições, passando da 24ª para a 16ª colocação. O Estado melhorou seu desempenho em sustentabilidade ambiental, eficiência da máquina pública e segurança pública — pilar de maior peso na pontuação do estudo. Desde 2016, saltou do 23º lugar para o quarto neste indicador.

Sergipe também evoluiu seis posições, após avanços em solidez fiscal, infraestrutura, inovação e segurança pública.

“Esses dois Estados do Nordeste se destacam porque conseguiram melhorar seus indicadores de segurança pública, em contraponto à queda da média nacional nesse pilar, que nesta edição se mostrou como a grande deficiência do País”, afirma Barros.

Com peso de 10,0% no Ranking, o pilar avalia dimensões como meritocracia, qualidade da democracia, controle de gastos e gestão de pessoal, revelando os desafios para tornar os governos mais eficientes e capazes de responder às demandas da sociedade.

Desigualdade regional

Na outra ponta, os Estados da Região Norte foram os que mais caíram: o Amazonas passou da 11ª para a 17ª posição; o Pará, da 21ª para a 25ª; e o Tocantins, da 15ª para a 18ª. Quatro dos sete Estados da região estão nas últimas posições do ranking.

Mesmo com destaque em indicadores como potencial de mercado e solidez fiscal — em que Roraima e Tocantins figuram entre os mais bem avaliados —, a desigualdade regional e a dificuldade de avanços estruturais ainda chamam atenção.

Peso dos Pilares

Peso dos pilares no Ranking de Competitividade dos Estados (Edição 2025)

Segurança Pública
Sustentabilidade Social
Educação
Infraestrutura
Solidez Fiscal
Eficiência da Máquina Pública
Sustentabilidade Ambiental
Potencial de Mercado
Capital Humano
Inovação

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Portal de União 06/09/2025 04/09/2025
Share this Article
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Previous Article Mais de 600 mortes de animais: entenda a cronologia dos casos ligados à vacina EXCELL 10
Next Article Relatório do TCE-PI aponta mais de 12 mil acidentes fatais no trânsito em 9 anos
Portal de União

© Portal de União | Desenvolvido por: LabJobs

 

Carregando comentários...
 

Você precisa fazer login para comentar.

    adbanner
    AdBlock Detectado
    Nosso site é um site com suporte de publicidade. Por favor, coloque na lista de permissões para apoiar nosso site.
    Okay, I'll Whitelist
    Bem vindo!

    Entre no painel administrativo

    Lost your password?
    %d