A partir desta segunda-feira (16), a Serasa, em parceria com mais de 50 instituições financeiras, inicia um grande mutirão voltado para a renegociação de dívidas bancárias. A iniciativa, válida até o dia 30 de junho, oferece descontos que podem chegar a 97%, com mais de 3 milhões de propostas disponíveis para negociação.
- Publicidade -
Quase 1 milhão de inadimplentes no estado
No Piauí, o número de pessoas com pendências financeiras é expressivo: 960.425 piauienses estão inadimplentes. Destes, 488.462 têm dívidas com bancos, e 198.815 devem exclusivamente ao setor bancário, representando 870.307 contratos bancários em aberto. No total, o estado concentra 2.904.477 dívidas registradas.
Cartão de crédito lidera endividamento nacional
Em todo o país, cerca de 35 milhões de brasileiros estão inadimplentes apenas com bancos, o que corresponde a 65 milhões de dívidas bancárias. Um levantamento da própria Serasa traçou o perfil desse endividamento com base em entrevistas com 921 consumidores. O estudo revelou que 69% apontam o cartão de crédito como o principal problema, seguido por empréstimos pessoais (56%) e cheque especial ou limite da conta (31%).
- Publicidade -
Entre os fatores mais citados pelos entrevistados para justificar o atraso no pagamento estão perda de renda, desemprego, imprevistos com saúde e acidentes, além de falta de controle financeiro.
Dificuldade para negociar com os bancos
Quase metade dos entrevistados (46%) afirma ter tentado contato direto com os bancos para negociar, mas sem sucesso. “Nos unimos a mais de 50 grandes bancos justamente para conectar os 35 milhões de brasileiros endividados ao setor bancário, atuando como um elo na negociação”, afirma Aline Maciel, especialista da Serasa em educação financeira. Ela completa: “Até 30 de junho, nosso site e aplicativo trazem 400 milhões de ofertas de bancos com descontos que chegam a 97%. Está mais fácil se livrar destas dívidas.”
Como participar do mutirão
Os interessados em regularizar seus débitos podem acessar o site www.serasalimpanome.com.br, baixar o aplicativo da Serasa, disponível para Android e iOS, ou entrar em contato via WhatsApp oficial da empresa: (11) 99575-2096. Também é possível negociar presencialmente em uma das mais de 10 mil agências dos Correios, mediante o pagamento de uma pequena taxa de serviço.
Com o pagamento via Pix, a quitação das dívidas pode ser feita de forma instantânea, o que facilita a reabilitação do nome no mercado e o acesso a novas linhas de crédito.