Portal de União
Notification Show More
Aa
  • Início
  • Educação
  • Cidade
  • Esportes
  • Polícia
  • Cultura
Reading: Empresas terão até maio de 2026 para adotar medidas obrigatórias contra riscos psicossociais no trabalho
Share
Aa
Portal de União
Busca
  • Início
  • Educação
  • Cidade
  • Esportes
  • Polícia
  • Cultura
Have an existing account? Sign In
Follow US
© Portal de União | Desenvolvido por: LabJobs
DestaqueGeral

Empresas terão até maio de 2026 para adotar medidas obrigatórias contra riscos psicossociais no trabalho

Portal de União
Last updated: 09/06/2025
Portal de União 185 Views
Share
3 Min Read
SHARE

Segundo dados da Previdência Social, o impacto da saúde mental nos afastamentos do trabalho tem sido significativo no Piauí nos últimos quatro anos

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prorrogou para 26 de maio de 2026 o início da obrigatoriedade para que empresas realizem o monitoramento dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A exigência constava inicialmente como obrigatória já a partir de 26 de maio deste ano, mas uma atualização na portaria publicada no último dia 15 alterou a diretriz, transformando o período atual em fase educativa.

- Publicidade -

Com a mudança, as empresas ainda não são obrigadas a implementar imediatamente o monitoramento, mas já devem se preparar. A nova norma prevê ações que identifiquem e controlem fatores como assédio moral, metas abusivas, sobrecarga de trabalho, solidão ocupacional e falhas na comunicação interna, elementos que podem comprometer a saúde mental, física e social dos trabalhadores.

  

- Publicidade -
Empresas terão até maio de 2026 para adotar medidas obrigatórias contra riscos psicossociais no trabalho

Reprodução

Segundo a procuradora do Trabalho Maria Elena Rêgo, coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) do MPT-PI, essa identificação de riscos psicossociais traz benefícios não apenas aos trabalhadores, mas também aos empregadores.

“Quando se tem um ambiente de trabalho seguro e acolhedor, todos ganham. A gente sabe que o afastamento do trabalhador por situações como burnout, assédio e outros transtornos também traz danos aos empregadores, que são obrigados a mudar equipes, treinar novos colaboradores, por exemplo”, afirma a procuradora.

Como parte da fase educativa, o MTE lançou um Guia de Informações sobre os Fatores de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho, que fornece orientações práticas sobre como identificar, avaliar e controlar esses riscos. O material inclui exemplos, instruções e perguntas frequentes, tanto para empregadores quanto para trabalhadores.

Dados da Previdência Social apontam que os transtornos mentais vêm crescendo de forma significativa no Piauí. O número de afastamentos por depressão saltou de 282, em 2021, para 825, em 2024. Casos de ansiedade também aumentaram: foram 296 afastamentos em 2021, contra 907 em 2024, um crescimento de mais de três vezes em apenas quatro anos.

O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) alerta que, mesmo antes da obrigatoriedade em 2026, as empresas devem desde já se atentar para os riscos psicossociais, promovendo um ambiente mais saudável e sustentável para todos.

Fonte: Portal A10+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Portal de União 09/06/2025 09/06/2025
Share this Article
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Previous Article Shows gratuitos, palestras e atrações infantis movimentam o 23º SaLiPi; veja programação
Next Article Hemopi inicia programação da Semana Mundial do Doador
Portal de União

© Portal de União | Desenvolvido por: LabJobs

adbanner
AdBlock Detectado
Nosso site é um site com suporte de publicidade. Por favor, coloque na lista de permissões para apoiar nosso site.
Okay, I'll Whitelist
Bem vindo!

Entre no painel administrativo

Lost your password?
%d