
Cientistas alemães detectaram que parte desse grande armazenamento vem subindo à superfície terrestre, pegando carona com o magma que aparece usualmente em erupções de vulcões, afirma o portal Science Alert.
- Publicidade -
O novo estudo sobre rochas vulcânicas vazadas das profundezas da litosfera (camada mais superficial da crosta terrestre) revelou que metais preciosos, incluindo ouro, vazaram inicialmente do núcleo antes de iniciar a longa jornada até a superfície.
“Quando os primeiros resultados chegaram, percebemos que tínhamos literalmente encontrado ouro”, afirma ao portal o geoquímico Nils Messling, da Universidade de Göttingen, na Alemanha. “Nossos dados confirmaram que material do núcleo, incluindo ouro e outros metais preciosos, está vazando para o manto terrestre.”
Mas, se o ouro pode vir também do espaço, como saber a origem ao certo? O achado dos pesquisadores alemães toca justamente esta questão. A resposta estaria nos isótopos (variações do mesmo elemento com diferentes números de nêutrons) de um metal pesado precioso chamado rutênio.
“Nossas descobertas não apenas mostram que o núcleo da Terra não é tão isolado quanto se supunha anteriormente, mas agora também podemos provar que enormes volumes de material superaquecido do manto – centenas de quatrilhões de toneladas métricas de rocha – se originam na fronteira núcleo-manto e sobem até a superfície da Terra para formar ilhas oceânicas como o Havaí”, afirma o geoquímico Matthias Willbold.
Neste caminho, vem também à tona o ouro, mas não se trata de um vulcão dourado: o metal não estará emergindo a uma taxa particularmente alta, dizem os cientistas, nem podemos simplesmente cavar 2.900 quilômetros para obtê-lo.