Portal de União
Notification Show More
Aa
  • Início
  • Educação
  • Cidade
  • Esportes
  • Polícia
  • Cultura
Reading: Inflação dispara e sobe 1,31% em fevereiro, maior índice para o mês em 22 anos
Share
Aa
Portal de União
Busca
  • Início
  • Educação
  • Cidade
  • Esportes
  • Polícia
  • Cultura
Have an existing account? Sign In
Follow US
© Portal de União | Desenvolvido por: LabJobs
DestaqueEconomia

Inflação dispara e sobe 1,31% em fevereiro, maior índice para o mês em 22 anos

Portal de União
Last updated: 12/03/2025
Portal de União 192 Views
Share
3 Min Read
SHARE

Com o resultado, fevereiro apresentou o maior IPCA para o mês desde 2003, quando o índice ficou em 1,57%.Com o resultado, fevereiro apresentou o maior IPCA para o mês desde 2003, quando o índice ficou em 1,57%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o indicador oficial da inflação no Brasil, registrou uma variação de 1,31% em fevereiro de 2025, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse aumento foi 1,15 ponto percentual superior ao registrado em janeiro, quando o índice foi de 0,16%.

- Publicidade -

Com esse resultado, fevereiro apresentou o maior IPCA para o mês desde 2003, quando o índice ficou em 1,57%. Em relação ao acumulado do ano, a inflação soma 1,47%, enquanto nos últimos 12 meses o IPCA chega a 5,06%, superando os 4,56% registrados no mesmo período anterior.

Foto: José Cruz/Agência BrasilDinheiro em espécie

- Publicidade -
Dinheiro em espécie

Os grupos de educação e habitação tiveram as maiores altas em fevereiro. A educação foi o setor com maior variação, apresentando um aumento de 4,7%, impulsionado principalmente pelos reajustes nos cursos regulares no início do ano letivo. O ensino fundamental, médio e a pré-escola tiveram as maiores elevações, com variações de 7,51%, 7,27% e 7,02%, respectivamente. Já o grupo habitação registrou alta de 4,44%, com destaque para a energia elétrica, que subiu 16,8% após uma queda em janeiro, influenciada pela incorporação do Bônus de Itaipu.

Além de educação e habitação, os grupos de alimentação e bebidas (0,7%) e transportes (0,61%) também apresentaram aumentos. No setor de alimentação, a alta foi impulsionada pela elevação nos preços do ovo de galinha (15,39%) e do café moído (10,77%), embora a batata-inglesa (-4,1%) e o arroz (-1,61%) apresentassem quedas. No segmento de transportes, a alta foi impulsionada pelo aumento nos combustíveis, com destaque para o óleo diesel (4,35%), o etanol (3,62%) e a gasolina (2,78%).

A energia elétrica foi o principal responsável pelo impacto no grupo de habitação, contribuindo com 0,56 ponto percentual no índice geral do mês. A alta de 16,8% foi uma reversão da queda observada no mês anterior, que havia sido influenciada pela introdução do Bônus de Itaipu, que proporcionou uma redução nas contas de luz em janeiro. A alta nos combustíveis também contribuiu para o aumento do IPCA de fevereiro, sendo responsável por grande parte da variação observada no grupo de transportes.

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Portal de União 12/03/2025 12/03/2025
Share this Article
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Previous Article Gustavo Neiva pede isenção do imposto de todos os produtos da cesta básica no Piauí
Next Article Quatro pessoas são presas suspeitas de roubos de veículos; uma das vítimas é motorista de app
Portal de União

© Portal de União | Desenvolvido por: LabJobs

adbanner
AdBlock Detectado
Nosso site é um site com suporte de publicidade. Por favor, coloque na lista de permissões para apoiar nosso site.
Okay, I'll Whitelist
Bem vindo!

Entre no painel administrativo

Lost your password?
%d