É fato que as medidas impopulares de um governo cada vez mais ávido por arrecadar sem a menor preocupação em diminuir gastos, está fazendo o povo brasileiro resgatar uma antiga forma de adquirir mercadorias e serviços – o Escambo. Mas você sabe como funciona de fato o escambo?
- Publicidade -
O escambo é um sistema de troca de bens e serviços sem o uso de dinheiro. Ele foi a principal forma de obter bens necessários antes da monetarização da economia.
O escambo ainda existe, principalmente em regiões menos desenvolvidas, e pode ser uma forma de socialização.
- Publicidade -
Exemplos de escambo
Um amigo oferece consertar o computador de outro em troca de uma carona;
Um agricultor que tem muitos cereais e legumes troca parte desses produtos com um pecuarista que cria diversos animais e assim por diante.
Uma criança oferece uma bolacha em troca de uma balinha;
Troca de roupas, livros e outros objetos de uso pessoal e doméstico;
O pescador troca o peixe pelo produtor de farinha, arroz ou feijão;
Como o escambo pode ser feito na internet?
Através de sites para troca online de mercadorias e serviços. Através da troca empresarial, como o uso do Bitcoin – dinheiro digital.
O escambo foi muito importante no período medieval, mas caiu em desuso com o desenvolvimento do comércio e da difusão da moeda.
Ao que parece, os brasileiros precisam se reinventar para tentar driblar a sanha arrecadatória ou TAXATÓRIA do governo. Cada nova medida do governo, o lado mais afetado é sempre o lado mais pobre. Talvez por esta razão, acaba de ser ressignificada a sigla PT = Partido da Taxação.
Por mais que o governo tente desmanchar o estrago que tem feito, mais desconfiada a população brasileira fica. Lembram da taxação da Shopee? Disseram que os produtos não seriam taxados e foram! Disseram que quem ganha até R$ 5 mil reais/mês ficaria isento do IR; fizeram o contrário. São tantas discordâncias entre as promessas vendidas e a realidade entregue, que, o que restou ao povo foi a desconfiança!