Segundo a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), os detentos escaparam da prisão pelas aberturas de ventilação. Conforme a pasta, três presos já foram recapturados.
Vinte presos fugiram da Penitenciária Irmão Guido, na Zona Sul de Teresina, na noite de segunda-feira (11). Segundo a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), os detentos escaparam da prisão pelas aberturas de ventilação. Até as 9h40 desta terça-feira (12), três deles foram recapturados. Veja as fotos dos fugitivos acima e a lista completa ao fim da reportagem.
- Publicidade -
- Publicidade -
Conforme a Sejus, Mateus Silva Araújo, Sérgio Reis Rocha da Silva e João Pedro Nunes Araújo já foram recapturados. As forças de segurança continuam as buscas para encontrar os outros fugitivos e encaminhá-los de volta à penitenciária.
A secretaria informou ainda que vai abrir um procedimento de sindicância para apurar como os prisioneiros fugiram e solicitar uma investigação policial por parte da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
A população pode fazer denúncias sobre o paradeiro dos fugitivos e fornecer informações para o telefone 190, da Polícia Militar, ou (86) 99488-8133, da Diretoria de Unidade de Administração Penitenciária (Duap) da Sejus.
Terceira fuga em 2024
Duas grandes fugas de presos foram registradas em 2024 em diferentes penitenciárias do Piauí: a Capitão Carlos José Gomes de Assis (antiga Casa de Detenção Provisória), em Altos; e a Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus.
Em janeiro, um grupo de seis detentos conseguiu fugir da penitenciária de Altos, a 38 km de Teresina. Entre os foragidos estava José Edgar Nogueira da Silva, condenado a quase 70 anos de prisão pela morte da empresária Kariane Lima Veras, em 2022.
Todos os fugitivos foram recapturados. O último deles foi encontrado cinco meses depois, em junho, durante uma operação realizada pela Polícia Civil do Piauí (PCPI) e o Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi) em Luzilândia.
No mês seguinte à fuga de Altos, outros 17 presos escaparam da penitenciária de Bom Jesus. O grupo era composto por condenados por crimes hediondos – como Ruan Pinheiro da Guia, que assassinou um homem com 63 facadas – e suspeitos de delitos menores, como furto e roubo.
A operação de recaptura durou quatro meses e localizou todos os fugitivos. O último foi reconduzido à penitenciária no fim de junho, quando a Polícia Militar do Piauí (PCPI) o localizou em Cristino Castro.
Saiba quem são os fugitivos da penitenciária:
Sérgio Reis Rocha da Silva (recapturado);
Antônio das Graças Rios de Amorim Neto;
Carlos Eduardo Costa Fernandes;
Francisco Felipe Alves da Silva;
José Wilson da Silva Sousa;
Kawan Felipe Soares da Conceição;
Mário Eduardo da Silva Bonifácio;
Natanael Glayson da Silva Oliveira;
Raylan Paiva Ferreira;
Vanildo Caio da Silva;
Walef Roberto da Silva Sousa;
Franciel de Sousa Nunes;
Igor de Sousa Félix Pereira;
João Pedro Nunes Araújo (recapturado);
Jefferson dos Santos Luz;
Kleber Alves da Conceição Silva;
Lucas e Silva Moura;
Lucas Henrique da Silva Nascimento;
Wellington de Sousa Santos.
Mateus Silva Araújo (recapturado).
Via Portal G1 Piauí