
Aquilo que há muito vinha sendo denunciado pela população, foi constatado pela nova gestão. Na saúde a situação é extremamente preocupante. De acordo com a nova Coordenadora de Atenção Primária, de União, Enfermeira, Milena France, os prejuízos são enormes!
- Publicidade -
Um verdadeiro estado de negligência e abandono da secretaria de saúde de União, deixados pela última gestão. Para se ter ideia, a parte “Reformada” da secretaria não tem energia; nenhum ar condicionado funciona.
Em razão da falta de energia muitos insumos como vacinas e teste rápidos, que deveriam estar acondicionados nos Freezeres, foram encontrados molhados, numa geladeira em um deposito no SOS – Secretaria de Saúde. Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde de União, tem um gerador próprio, mas de acordo com a Coordenadora de Atenção Primária, o gerador não funciona já há bastante tempo. Por conta da falta de energia e acondicionamento adequados, ao menos 500 doses de vários imunológicos foram estragadas. OS prejuízos ainda estão sendo contabilizado.
- Publicidade -


De acordo com informações, houve uma entrega na calada da noite de 30/12 para 31.12, de vários materiais, e cujas notas não foram entregues. São 1908 pares de botas de TNT e 360 macacões de uso restrito para o covid-19 em UTI. (Nem UTI temos em União). A nova equipe não pode contar com as informações dos computadores da sala do setor financeiro, pois estas foram apagadas; todos os computadores estão limpos. Até mesmo o programa operacional (Windows) foi deletado.
Também é muito preocupante a situação das UBS, muitas delas totalmente depredadas, inclusive em plena zona urbana do município sob a ação de vândalos, como exemplo, UBS Nazi Barros (Cruzeiro) e UBS Luís Pinheiro (Nossa Senhora das Graças), onde até a porta dos fundos foi arrancada.



A Coordenadora Milena France disse que na segunda feira, 11/01, vai receber os profissionais da Atenção Básica para apresentação da nova equipe de gestão e pactuarão dos indicadores de saúde para 2021. De acordo com os levantamentos iniciais, União perdeu recursos por não ter atingido as metas de 2020. Os prejuízos são muitos.
E na quarta feira, 13/01, a gestão estará reunida com o Conselho Municipal de Saúde, onde será discutida a denúncia que será encaminhada ao Ministério Público a respeito das cerca de 500 doses de imunizantes que foram estragadas por falta de cuidados.

A Situação da frota veicular da secretaria de saúde, também é muito crítica! Por exemplo: a ambulância de Novo Nilo (OUC 7690) precisa refazer o motor, bateria e revisão geral. A Picape Strada (OUD 3430), precisa de 2 pneus, troca de óleo e revisão. A L200 (PIA 8723) precisa de revisão geral com troca de óleo e reparos nas lanternas o mesmo ocorre com a L200 (PIS 3595).

A Van (PIS 8019) está precisando de novas pastilhas de freios. A moto (LWE 2789) precisa de revisão geral. Toda a frota da saúde precisa de reparos urgentes. A nova gestão tem um grande desafio para corrigir toda a situação de caos encontrada, não apenas na saúde, mas em todos os setores!