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Ações na primeira infância impactam positivamente a aprendizagem, revela pesquisa

Sobral vista como modelo

Estudo usou os estudantes de Sobral, que possuem avaliações superiores à de outras cidades, para mostrar como medidas que vão desde a área da saúde até o clima escolar auxiliam no desenvolvimento dos alunos

RIO – Desde que começou a se destacar nas avaliações de aprendizagem do MEC, o município de Sobral (CE) passou a atrair a atenção de pesquisadores e gestores interessados em conhecer o que leva uma cidade no interior do Ceará a ter 97% de suas crianças no 5º ano com aprendizado adequado em Português e Matemática.

Vários trabalhos já foram publicados, destacando fatores como formação de professores, foco na alfabetização, uso pedagógico de avaliações externas, entre outros.

Um estudo inédito coordenado pelos pesquisadores Mariane Koslinski e Tiago Bartholo, da UFRJ, com apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, joga luz sobre um novo elemento que pode também ajudar a explicar o resultado: políticas intersetoriais na primeira infância, que não se resumem ao que acontece em sala de aula.

Pesquisa mostra que ações na primeira infância impactam positivamente a aprendizagem

Estudo usou os estudantes de Sobral, que possuem avaliações superiores às de outras cidades, para mostrar como medidas que vão desde a área da saúde até o clima escolar auxiliam no desenvolvimento dos alunos

Escola em Sobral possui resultados acima da média nacional no Ideb Foto: Antonio Gois


Koslinski e Bartholo fazem parte de um grupo da UFRJ — o Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais — que tem realizado estudos sobre o aprendizado de crianças dos 4 aos 7 anos de idade, por meio de um instrumento de avaliação desenvolvido pela Universidade de Durham, na Inglaterra.
Ao tabularem os resultados das crianças sobralenses, eles identificaram que, aos quatro anos de idade, no início do ano letivo pré-escolar, 74% delas já eram capazes de conhecer a maioria das letras, outras 12% de ler palavras simples, e 3% conseguiam ler até frases simples.
— Não estamos dizendo que o objetivo da educação infantil seja exclusivamente desenvolver essas competências e nem defendendo que isso seja o mais importante. Mas, o que percebemos em Sobral é que, já no início da pré-escola, as crianças ingressam nesse primeiro ano de escolaridade obrigatória com aprendizados esperados apenas para o início do fundamental — , afirma Koslinski.

Medidas intersetoriais

Ao acompanhar essas crianças até o final da pré-escola, o estudo da UFRJ mostrou que todos os alunos em Sobral se desenvolveram bastante. Identificou ainda políticas para a primeira infância que são capazes de diminuir desigualdades educacionais. No entanto, o fato de o desenvolvimento cognitivo já ser positivo desde o ponto de partida indica, na opinião dos autores da pesquisa, que há algo que ocorre antes do ingresso na pré-escola que contribui para esse resultado.
— Nossa hipótese, baseada na literatura acadêmica internacional e no que vimos em Sobral, é que há ações intersetoriais de apoio às famílias desde o pré-natal que estão funcionando bem, e isso sabemos que também gera impacto no desenvolvimento cognitivo — diz Bartholo.
Para o secretário municipal de Educação de Sobral, Herbert Lima, a hipótese dos pesquisadores é correta:

— A intersetorialidade das ações para a primeira infância em Sobral nem sempre é destacada, mas essa é sem dúvida uma característica marcante de nossa política. Há um atendimento prioritário de famílias em maior situação de risco, para garantir que, desde os primeiros meses de vida, o bebê seja acompanhado por agentes da saúde. Quando essa criança finalmente é matriculada no sistema educacional, já temos muitas informações relevantes sobre ela.
Um marco importante das políticas para essa faixa etária em Sobral é o Plano Municipal para a Primeira Infância, aprovado como lei na Câmara de Vereadores em 2015. José Clodoveu Arruda, prefeito na época da aprovação, conta que uma diretriz importante para organizar as ações de primeira infância no município foi a busca ativa por domicílios com crianças em situação de extrema pobreza.

— Se a prefeitura iria oferecer um curso de capacitação profissional, o fato de ter em casa uma criança em situação de vulnerabilidade dava ao pai ou a mãe prioridade na matrícula. Quando selecionávamos quem seria beneficiado com casas em conjuntos habitacionais, era atribuída uma pontuação maior para as famílias com filhos nessas condições. E assim organizamos as nossas ações para que as crianças fossem o centro das políticas públicas— afirma Arruda.
A identificação e acompanhamento das mães em situação de risco é um dos elementos mais importantes da política de primeira infância de Sobral. Um dos programas com essa finalidade é o Mães Sociais, que capacita mulheres de comunidades carentes na cidade que já tenham tido a experiência da maternidade para dar apoio por dois anos a outras — em geral, mães pela primeira vez — que tenham pouco apoio de suas famílias para cuidar das crianças. As “mães sociais” orientam em cuidados básicos como dar banho, amamentar e fazer o acompanhamento das necessidades básicas do bebê.

Efeito da pré-escola

Ainda que sinalizem para ações extra-escolares que podem ajudar a explicar o bom desempenho dos alunos de Sobral, o estudo da UFRJ também identificou aspectos do atendimento na pré-escola que tiveram impacto positivo no desenvolvimento dos estudantes.
Uma das conclusões da pesquisa é que o desenvolvimento cognitivo está fortemente associado ao motor e socioemocional das crianças durante a pré-escola e que a frequência escolar nessa faixa etária de 4 e 5 anos em Sobral tem impacto positivo na aptidão física e coordenação motora.
Outro achado interessante foi que as meninas apresentam desenvolvimento em linguagem mais elevado que os meninos no início da pré-escola, e esta vantagem se mantém ao longo dos dois anos desta etapa de ensino. No entanto, o mesmo não acontece em Matemática, onde elas também apresentam ponto de partida mais elevado, mas a vantagem se inverte ao longo da pré-escola.

Outras conclusões que os autores destacam são que o tamanho de turma está negativamente associado com o desenvolvimento cognitivo das crianças em Linguagem, o fato de o professor acreditar que é capaz de exercer impacto positivo no desenvolvimento da criança está positivamente associado com aprendizagem em Matemática e o clima escolar está positivamente associado à aprendizagem em Linguagem e Matemática.

Fonte: Jornal O Globo

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