Notícias de União e Região

Cadê o SAMU que estava aqui? População esta sem o serviço há mais de 60 dias

Um verdadeiro caso de descaso público está acontecendo na cidade de União, a 60 km de Teresina. A única ambulância do SAMU da cidade está parada há dois meses por falta de manutenção(segundo informações de funcionários). A informação foi confirmada pelo Portal de União.

Se você liga pro posto do SAMU, é informado que deve ligar pro hospital (que está sem número de fixo). Você liga pro hospital e ouve uma atendente muitas vezes arrogante e mal educada dizer que as ambulâncias do hospital estão indisponiveis, pois estão para a capital levando pacientes.

Nos últimos 60 dias, o número de acidentes nas estradas, e até mesmo no centro urbano do Município, aumentou consideravelmente e, em algumas vezes, a demora no atendimento pode ter custado a vida de pessoas.

O SAMU de União foi inaugurado em 12 de janeiro de 2016, na administração de Gustavo Medeiros

Segundo moradores da cidade, pacientes gravemente feridos, vítimas de acidentes das mais diversas naturezas  na grande maioria das vezes dependem da ajuda de parentes e amigos que possuem carros ou precisam gastar com táxi para chegar ao hospital e receber atendimento médico. Isso se deve ao fato da ambulância do SAMU estar parada em alguma oficina.

Infelizmente é um problema recorrente e o pessoal do SAMU não tem culpa. Quando buscamos satisfações, os encarregados agem “com certa frieza e até desdém”.

Alguns pacientes, por reclamar da ausência do serviço, foram sugeridos a pagar táxis, pois o Município está sem dinheiro para manutenção dos veículos.

Uma declaração desumana, especialmente para familiares de pacientes que enfrentam doenças graves ou são vítimas de acidentes e não têm condições financeiras”, concluiu.

No hospital de União-PI, são duas ambulâncias em serviço (deviam ser quatro, mas duas sofreram acidentes e até hoje não retornaram da oficina), mas que com a grande demanda de transferência de pacientes para Hospitais da Capital, quase nunca estão disponíveis para atender a população.

Num acidente que houve nas primeiras horas da manhã de hoje, 25/12, no perímetro urbano de União, a vítima demorou mais de uma hora para ser socorrida, o que provavelmente favoreceu ao agravamento do estado de saúde da vítima.

Juntando a ambulância do SAMU e mais outras duas, dá um prejuízo muito grande à população, que fica desassistida e padecendo, à mercê da própria sorte.

Durante a campanha eleitoral de 2016, o atual prefeito Dr Paulo Henrique, garantiu que implantaria uma verdadeira mudança na saúde do Município. “SOU MÉDICO, SEI COMO FAZER”.

A população está vendo como a experiência do médico precarizou a saúde do Município.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: