Notícias de União e Região

União registra quase 40 graus nesta sexta-feira

A onda de calor já subiu bastante em União nesse início do B – R – O – BRÓ. Nesta Sexta-feira(13.09) os termômetros registraram até 39 graus celsius em alguns locais da cidade, a maior temperatura do ano na cidade, até agora.

O B – R – O – BRÓ é o nome dado, no Piauí, ao período que vai de setembro a dezembro e que é marcado pela falta de chuvas e elevação da temperatura em todo o estado e boa parte do Nordeste.

Nesta Sexta-feira(13.09), às 13h40 horas, os termômetros registravam 39 graus celsius, a maior temperatura do ano na cidade, o céu estava totalmente limpo, e a sensação térmica em alguns locais chegava entre 39 e 40 graus celsius.

Até mesmo mesmo na Zona Rural da cidade, onde o clima é mais ameno, a temperatura estava em 38 graus no início da tarde e com sensação térmica de 40 graus.

De acordo com informações do Climatempo, nos próximos dias a temperatura deve chegar a 39 graus na cidade.

É importante ressaltar que os termômetros já registram essa grande elevação da temperatura em menos de uma semana do início do mês de setembro, o primeiro do B-R- O-Bró.

Além das altas temperaturas, a época costuma registrar baixa umidade do ar. A previsão é que nesta segunda-feira (16/09), a umidade relativa do ar fique em 49%. Não há previsões de chuvas para o período de setembro a dezembro na área correspondente ao município.

QUEIMADAS

Além do fenômeno natural, as queimadas e a diminuição das áreas verdes na cidade contribuem para a elevação da temperatura nesta época do ano.

Em toda a cidade, principalmente na periferia e zona rural, as marcas do fogo mostram o grande número de incêndios. Evitar as queimadas ajuda melhorar o clima da cidade.

Para evitar as doenças típicas da época, como falta de ar, elevação da pressão arterial e desidratação, os médicos aconselham beber bastante água e sucos, bem como proteger a pele com roupas ou protetor solar ou ainda procurar locais com água apropriada para banho nos horários da maior incidência do calor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: