Notícias de União e Região

Psf Novo Nilo II está há 9 meses sem médico

Distante 24 km de União, situado à margem direita do Rio Parnaíba, Novo Nilo é um dos importantes povoados do nosso município. Teve o seu desenvolvimento impulsionado a partir de 1934 quando para lá se mudou o sr. Gervásio Raulino da Silva Costa e ali estabeleceu uma indústria de óleos vegetais, Atualmente, já extinta.

Novo Nilo sempre se destacou na vida do município de União em todos os setores sendo hoje pólo de uma grande região.

Atualmente a Grande Região de Novo Nilo passa por várias dificuldades, em vários setores. Com o fechamento da Indústria de óleos vegetais, muitos pais de família ficaram desempregados.

Na saúde, as reclamações são várias, que vão da falta de ambulância para atender a população, à falta de médicos no PSF NOVO NILO 2, que já dura 9 meses.

O PSF Novo Nilo 2, atende os moradores das localidades Linerdade (gabinete Odontológico não funciona pois está interditado), Juá, Mundo Novo, Bandeira e Santiago, dentre outras, está sem médico para atender a população. Quem precisa de atendimento está sendo encaminhado para outros postos de saúde ou até mesmo para o hospital municipal , que recusa atendimentos, a uma distância média de 25 quilômetros.

Um estudante se machucou enquanto jogava futebol. Ele foi levado para o posto de saúde por causa de um corte, mas quando chegou não tinha médico. “Eles apenas me disseram pra ir pro hospital de União.  Um procedimento que era para ser feito ali mesmo, eu tive que enfrentar 24 quilômetros para ir à cidade”, disse.

Em junho de 2016, o Posto de Saúde que leva o nome do Sr. Ozias Néri foi reformado e ampliado.

Também foram reformados os Postos de Saúde da Liberdade e da Bandeira.

As localidades atendidas pelo PSF Novo Nilo II contavam com uma ambulância nova adquirida exclusivamente para atender a Região da Grande Novo Nilo.

Na atual administração a ambulância está sucateada e escondida num pátio no centro da cidade, enquanto os moradores são forçando-a a procurar um meio de ser levados à cidade em caso de urgência ou emergência.

O serviço Odontologico nos três postos de Saúde do PSf que são os da Liberdade , Bandeira e Mundo Novo não está funcionando e a população de mais de mais de três mil habitantes, totalmente desassistida.

Ambulância do povoado Novo Nilo escondida entre ônibus sucateados.

Vale lembrar que a falta de médicos tem comprometido o acompanhamento de muitos pacientes, entre eles hipertensos. “Nem todo mundo tem recurso para correr direto onde tem outros médicos. A gente que tem o postinho espera a prefeitura mandar medicos pra dar assistência no povoado da gente”, reclamou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: