Notícias de União e Região

União comemora dia do vaqueiro

O vaqueiro é figura presente desde a colonização do Brasil. Na batalha do Jenipapo, cerca de 400 vaqueiros piauienses perderam a vida pela luta da independência. O vaqueiro é o herói do sertão e suas tradições devem ser exaltadas e preservadas.

Em União, no dia  29 de agosto de 1944, aconteceu a primeira procissão de vaqueiros, com devoção a São Raimundo Nonato, que é co-padroeiro da diocese do município. Desde então, virou  tradição, no dia 29/08 uma procissão em alusão a esta data, onde a concentração acontece em frente a AVAU (Associação dos Vaqueiros de União) percorrendo várias ruas até a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, onde acontece a missa em homenagem a esses bravos homens.

O dia 29 de Agosto entrou para o calendário das comemorações nacionais como dia do vaqueiro em 2008, quando a data foi instituída através da lei federal 11.797/08.

A atividade presente especialmente na região Nordeste, existe há muito tempo, mas só recentemente foi reconhecida como profissão.

De acordo com a legislação vaqueiro é o profissional que trata, maneja e conduz animais como bois, cavalos e outros de pastoreio.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: