Notícias de União e Região

Convento de Santo Antônio: qual sua relação com o município de União?

“..era exímio em gramática francesa…!”

O convento episcopal de Santo Antônio foi fundado em São Luís – MA, por franciscanos em 1625.  Nele, até a criação da primeira diocese do Piauí em 1901, era onde se ordenavam a maioria dos padres piauienses. Os que tinham maior condição financeira, eram enviados por suas famílias para se licenciarem na Europa.

No convento de Santo Antônio ordenou-se o primeiro vigário da Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, padre Simpliciano Barbosa Ferreira. Acredita-se que ele tenha se ordenado no início da década de 1850, nas vésperas de ser criada a paróquia de União (1853). Simpliciano segunda consta, era um dos melhores alunos da instituição, sendo inclusive elogiado por dominar a gramática francesa.

De São Luis provavelmente foi de onde o mesmo Simpliciano partiu para uma excursão na Europa em 1854, em virtude da aclamação da Imaculada Conceição pelo Papa Pio IX, em Roma. Desta viagem é sabido que trouxera para sua irmã mais velha – D. Torquata da Cunha e Silva, replicas de quadros famosos. Sua irmã, era muito católica, e provavelmente uma das responsáveis por patrocinar essa viagem.

Padre Simpliciano chegou a então vila da União e “tocou” a paróquia ate 1886, ano de seu falecimento. Nesse período, envolveu-se com a política militando pelo Partido Liberal, por onde inclusive elegeu-se  deputado provincial em 1868.

“o convento do santo casamenteiro pariu Simpliciano”.

Ele foi uma das figuras mais importantes de União durante a segunda metade do século XIX.

Fonte: A Cronologia do Estanhado: memórias.

frei Cegonha

Convento de Santo Antônio – São Luís http://historiacomgosto.blogspot.com.br

Comentários estão fechados.

%d blogueiros gostam disto: