A Polícia Federal prendeu em flagrante presidentes de entidades culturais do Maranhão e uma assessora da Assembleia Legislativa enquanto eles efetivavam saques, em um caixa eletrônico do Banco do Brasil, que totalizaram cerca de R$ 420 mil em dinheiro de emendas parlamentares estaduais.
- Publicidade -
O dinheiro sacado pelos três, segundo informações da PF era destinado pela Secretaria de Cultura para a realização de eventos, como uma festa do Dia das Crianças, que não ocorreu. Foram presos em flagrante:
- Publicidade -
▪️ Larissa Rezende Santos, assessora parlamentar da deputada estadual Andreia Rezende (PSB);
▪️ Ivan Jorge da Piedade Madeira, presidente Companhia de Cultura Popular Catarina Mina; e
▪️ Maria José de Lima Soares, presidente da Associação Recreativa e beneficente Folclórica e Cultural de Maracanã e representante da Banzeiro Grande Produções LTDA.
Os três, segundo documentos do Ministério Público do Maranhão e informações da PF, fazem parte do chamado núcleo financeiro responsável por movimentar recursos públicos desviados.
As investigações indicam que os valores encontrados no ato da prisão têm origem em emendas parlamentares estaduais destinadas a instituições culturais de fachada. Segundo os levantamentos, parlamentares teriam direcionado emendas a entidades para que, após o repasse dos recursos públicos, seus representantes realizassem saques fracionados e dissimulados, permitindo o desvio e a ocultação da real destinação do dinheiro.
Polícia Federal