Investigação apura fraudes milionárias em contratos da Secretaria de Saúde de Picos/PI
A investigação apura fraudes em processos licitatórios realizados entre 2021 e 2023 pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos, que resultaram na contratação direcionada de uma cooperativa sem capacidade técnica. O grupo simulava disputas regulares em pregões eletrônicos, mas mantinha controle sobre o resultado, superfaturando os contratos e desviando os recursos por meio de empresas de fachada, laranjas e operadores financeiros.
- Publicidade -
A apuração revelou o uso de planilhas manipuladas, saques em espécie e fracionamento de valores, indicando a atuação de servidores públicos, agentes políticos e empresários, em esquema típico de pagamento de propinas e desvio sistemático de verbas do SUS.
Os investigados podem responder pelos crimes de fraude em licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e sonegação fiscal.
- Publicidade -
Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, veículos e documentos diversos.
As ações desta quarta-feira buscam aprofundar a investigação, identificar todos os envolvidos e recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados.
Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí