- Publicidade -
Emancipada há três décadas, Lagoa Alegre conta com uma população fortemente influenciada pela religiosidade católica.
Roda de São Gonçalo é tradição há 50 anos em Lagoa Alegre
O Piauí de Riquezas deste sábado (11) visitou a cidade de Lagoa Alegre, emancipada há 32 anos e distante 90 km de Teresina. Os moradores cultivam fortes tradições regionais e religiosas, como a roda de São Gonçalo e as gerações de vaqueiros.
- Publicidade -
A roda de São Gonçalo é feita na casa da aposentada Constância Andrade há cinco décadas. Quando uma graça é alcançada por meio da intercessão do santo, ela convida os amigos e vizinhos para cantarem e dançarem.
O ritual conta com nove pares de mulheres e quatro homens – dois guias e doias contraguias. Eles dançam por nove “jornadas” e, quando terminam, gritam o nome de São Gonçalo e jogam fora um caroço de milho. Ao fim da última “jornada”, eles colocam joias em um arco dedicado ao santo. Os objetos, então, são leiloados.
Roda de São Gonçalo e vaqueiros: tradições marcam história de Lagoa Alegre — Foto: Jairo Silva/TV Clube
Além da dança, a herança dos vaqueiros também é presente em Lagoa Alegre. Desde um idoso de 90 anos a um adolescente de 16, os vaqueiros se reúnem para festejar a profissão e ajudar a comunidade do povoado Bebedouro, na zona rural, a construírem uma capela em honra ao Imaculado Coração de Maria.
“Há quatro anos que a gente começou aqui. Estamos construindo aos poucos com doações das próprias famílias. A vinda das comunidades durante os festejos só aumenta nossa união e nosso elo”, diz Gracilene de Carvalho, uma das organizadoras dos festejos.
Lagoa Alegre é rica em tradições, cultura e gastronomia
Roda de São Gonçalo e vaqueiros: tradições marcam história de Lagoa Alegre — Foto: Jairo Silva/TV Clube