Na tarde desta sexta-feira (22), um advogado identificado como Michel Alef Carvalho Amorim, foi preso em flagrante com 100 kg de drogas no bairro Novo Horizonte, zona sudeste de Teresina.
- Publicidade -
A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Piauí, durante operação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).
- Publicidade -
De acordo com o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, a prisão foi resultado de um intenso trabalho de monitoramento.
“Infelizmente, esse profissional, que com certeza representa a categoria, foi identificado como envolvido com o crime organizado, tanto em relação à comunicação com as organizações criminosas quanto no transporte de entorpecentes.
Durante a abordagem, a polícia encontrou diversos tabletes de drogas escondidas em caixas no porta-malas.
“Ele estava conduzindo o veículo, que foi abordado pelas equipes do DRACO, e identificamos que ele estava transportando aproximadamente 100 kg de entorpecentes que pertencem a facções criminosas.
A gente lamenta muito a prisão de um profissional que deveria estar garantindo os direitos da sociedade, mas que, infelizmente, estava servindo ao tráfico”, comentou o delegado.
Durante a abordagem, o advogado assumiu o transporte da droga, mas alegou que não poderia revelar para quem estava transportando os entorpecentes, pois corria risco de vida.
“Ele disse que não poderia revelar para quem estava transportando a droga, pois corria risco de vida.
No entanto, temos conhecimento de que a droga pertence a uma facção criminosa, e vamos aprofundar a investigação”, afirmou Charles Pessoa.
A prisão do advogado faz parte da operação nacional “Renorcrim”, coordenada pela Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas do Ministério da Justiça, que visa reforçar o combate ao crime organizado em todo o Brasil.
O advogado permanece à disposição da Justiça, e a Polícia Civil segue com as investigações.
“Essa é uma ação coordenada pela Rede Nacional de Combate a Organizações Criminosas e hoje conseguimos apresentar mais esse resultado positivo”, finalizou o delegado.
Comissão da OAB-PI se manifesta sobre prisão de advogado
Após a prisão do advogado, a Comissão de Prerrogativas da OAB-PI foi prontamente acionada e o presidente, Albelar Prado, se dirigiu até a sede do DRACO para acompanhar o caso de perto.
De acordo com Prado, a prerrogativa do advogado, que é um direito constitucional, visa assegurar que ele tenha condições de exercer a defesa de seus clientes e, no caso de prisão, tenha acesso à dignidade e à integridade física.
“O delegado pediu para não ser exato sobre as alegações, porque ainda estava sendo interrogado, mas é temeroso esse tipo de situação envolvendo um advogado, porque ele representa uma classe de advocacia.
No entanto, precisamos verificar quais serão as alegações dele.
Nesse momento, ele não pode advogar em causas próprias, pois está preso.
Quanto à prerrogativa que ele tem direito como cidadão, ele tem direito à dignidade física, moral e a um local adequado para permanecer.
Fonte – O Dia.