O reajuste tarifário da Agespisa, empresa de abastecimento de água e esgoto no Piauí de 13,24%, impactará significativamente nas despesas com serviços básicos de água e esgoto para aqueles que não possuem benefícios sociais.
- Publicidade -
Como se não bastasse a distribuição irregular de água nas cidades onde a empresa opera o serviço, o tratamento de esgoto também é considerado abaixo do mínimo possível.
Com o reajuste, os consumidores terão que arcar com um aumento no valor das contas de água e esgoto, o que poderá representar um peso significativo no orçamento familiar. Para quem não possui benefícios sociais, como descontos ou tarifas especiais, essa despesa se torna ainda mais relevante.
- Publicidade -
Além disso, o aumento nos valores das tarifas pode levar a uma maior dificuldade no acesso a serviços básicos, como água tratada e esgotamento sanitário, para famílias de baixa renda. Isso pode impactar diretamente na qualidade de vida e saúde dessas pessoas, uma vez que a falta de acesso a esses serviços básicos pode trazer riscos à saúde e agravar problemas sociais.
É importante ressaltar que os serviços de água e esgoto são essenciais para toda a população e devem ser garantidos a todos, independentemente da situação financeira. Portanto, é fundamental que sejam adotadas medidas que considerem a capacidade de pagamento da população e que garantam um acesso justo a esses serviços básicos.
A tarifa social é destinada a famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal por pessoa até meio salário mínimo, ou com renda mensal até três salários mínimos e necessidade de uso contínuo de equipamentos elétricos para tratamento médico. Idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência recebendo o BPC também são elegíveis.