Valor pretende equilibrar custos e reajustar tarifa considerada defasada
A Agespisa anunciou um novo reajuste na tarifa para 155 municípios do Piauí a partir do mês de junho. O novo valor eleva em 8,54% as tarifas. Na resolução, o aumento é considerado necessário pela defasagem dos valores cobrados anteriormente.
- Publicidade -
“Os preços praticados com base nas tarifas vigentes estão defasados, não estando, por conseguinte, produzindo receita suficiente para cobertura dos custos de operação, manutenção e expansão dos sistemas, além de dificultar o atendimento universalizado”, diz a resolução.
- Publicidade -
A resolução também cita que a solicitação de aumento foi baseada no último o reajuste na Tarifa de Energia Elétrica, praticado pela Companhia de Energia do Piauí – EQUATORIAL- PI em dezembro de 2022, que elevou o impacto no preço do KWH em 25.61%.
“Este reajuste na tarifa de energia elétrica, produziu um aumento substancial nos custos da operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e no tratamento de esgotamento sanitário, bem como, na expansão dos referidos sistemas”, considera a resolução.