Planta é nativa do cerrado e encanta moradores, em pleno calorão e baixa umidade. Bióloga explica que as flores do ipê atraem polinizadores e garantem a sobrevivência da planta, nesse período do ano.
No período de estiagem, o calor forte e o tempo seco castigam, mas também fazem surgir um colorido especial. Os ipês, planta nativa do cerrado, estão espalhados pelas zona urbana e rural de união. Com cores vibrantes, eles encantam os admiradores e deixam os espaços mais bonitos e cheios de vida.
- Publicidade -

A beleza das árvores chama a atenção de adultos e crianças. É difícil passar por elas sem parar para apreciá-las. O espaço também vira cenário para belas fotos. “Eu acho linda a coloração amarela e flor branca. São as minhas preferidas”, diz uma jovem cidadã. A beleza das flores em pleno calor, baixa umidade e tempo seco, surpreende e deixa o dia mais leve, elas são como um presente de Deus para o homem.
- Publicidade -

“Como eu sou apaixonada, amo flores, trazem muitas lembranças lindas da minha infância, lembranças de correr no quintal e apreciar a vista. Isso traz uma alegria tão grande, quando eu começo ver essas flores, parece que eu começo voltar a esse tempo. São as maravilhas de Deus nas nossas vidas”, argumenta uma dona de casa.

As flores do ipê, além de lindas, garantem a sobrevivência da planta nesse tempo seco. Elas chamam a atenção dos polinizadores, os beija-flores e as abelhas. A ventania, típica nessa época, ajuda a levar as sementes para outros lugares.
Recentemente a Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fez plantio de mudas de varias espécies de ipês, em vários locais da cidade.
Os ipês levam cerca de cinco anos até florescer. Para manter a beleza e o colorido na cidade, é preciso ter respeito e conscientização ambiental.
“Cada árvore tem sua particularidade, tem o tipo de folha, de flor, de cheiro diferente, o tronco é diferente. Isso é muito interessante. Falando nisso, eu queria fazer um apelo, não pintem os troncos das árvores, existe uma estrutura chamada lenticelas, que ocorre troca gasosa, a árvore também respira por ali. Quando pinta o tronco, impede essa respiração, isso atrapalha o desenvolvimento da planta, pode até matar dependendo do tamanho da planta”.
Você precisa fazer login para comentar.