
Cidadão flagra lixo do Centro de Testagem de Covid-19, sendo armazenado de forma irregular e exposto ao tempo. Os resíduos contaminados ou com suspeita de contaminação pelo novo Coronavírus devem ser colocados em sacos resistentes e descartáveis devidamente fechados. Além disso, devem ser colocados em contentores de resíduos (lixeiras). Isso faz com que seja evitada a transmissão do Coronavírus por meio desses resíduos. Mas em União não é assim que funciona. As fotos feitas por um cidadão que esteve no Centro de Testagem revelam que o lixo do local não está sendo tratado de acordo com os cuidados e recomendações da OMS.
- Publicidade -

Veja as recomendações do Organização Mundial de Saúde. Os resíduos contaminados por coronavírus advindos de atividade de serviço de saúde devem ser classificados de acordo com a RDC 222/18 e Resolução CONAMA 358. Deverão ser acondicionados em sacos duplos vermelhos, fechados com lacre ou nó duplo e esse saco deve ser sinalizado com o símbolo de substância infectante

Estamos falando de materiais que podem conter a presença do vírus. Os resíduos gerados dessa atividade de testagem são resíduos potencialmente infectados. A gestão desses resíduos com a segurança devida é de fundamental importância para minimizar o risco de propagação.
- Publicidade -
Vejamos abaixo Acondicionamento feito de forma correta:




Crédito Reprodução (UBS em Teresina)