Notícias de União e Região

Vultos do passado: Fenelon Castelo Branco

FENELON CASTELO BRANCO

A Unidade Escolar Fenelon Castelo Branco, é uma escola da rede pública estadual de ensino, sendo umas das principais referencias em qualidade de ensino no município de União.
Uma das escolas mais antigas do município, foi criada pelo decreto n° 947 de 23 de janeiro de 1928, sendo uma das mais tradicionais e referenciais para o ensino primário/fundamental da cidade . Tradicional,porque metade da historia de União foi contada e vivida por esta instituição . Muitas pessoas representativas do meio social, político, econômico e intelectual de nosso estado,tiveram suas bases escolares na referida escola.
O prédio atual é um monumento vivo da arquitetura colonial,construído na primeira metade do século XX, especificamente no ano de 1938,através de um convenio entre o governo do estado e a prefeitura de União que na época era administrada pelo interventor Filinto Rego.Vale ressaltar que antes de sua construção , o Grupo Fenelon Castelo Branco funcionou em diversos prédios particulares ,até ser instalado instalado em espaço próprio e definitivamente no dia 14 de abril de 1939.
Após a inauguração em prédio próprio, em 30/12/1938, passou a ser administrada pela diretora Maria Castelo Branco Medeiros, mais conhecida por “Dona Bibi”, sendo gestora ate o ano de 1951.

Fenelon Castelo Branco


Sobre o homenageado Fenelon Castelo Branco , nasceu no dia 22 de maio de 1874, na então Vila de Barras. Bacharel em direito, exerceu a magistratura , tendo sido juiz de direito em varias comarcas . Foi jornalista e poeta. Era casado em seu segundo matrimônio , com a Srª. Linora Fortes Castelo Branco, filha do capitão Mariano Fortes, neste município. Faleceu no dia 27 de fevereiro de 1925 em União, na casa de seu sogro.A homenagem veio anos posteriores , com a imortalização de seu nome em uma escola pública de grande importância para a educação dos unionenses: O Grupo Escolar Fenelon Castelo Branco.

Fonte: A Cronologia do Estanhado-Memórias

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: