Notícias de União e Região

Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios

A igreja de União não guardou vestígios e nem relíquias antigas de seu passado histórico, porém sua história está influenciada com a história do município. A igreja de União é bem antiga, datada de pouco tempo depois da criação da fazenda do Estanhado.

União teve sua origem em uma fazenda de criadores de gado com a denominação de “Fazenda do Estanhado” que foi fundada no final do século XVIII e início do século XIX, por iniciativa de seu proprietário de nome desconhecido. No local, foi construída uma capela para o exercício espiritual de sua família. A capela foi batizada com o nome de Nossa Senhora dos Remédios em homenagem à devoção de fé que persuadia a família naquela época.

A construção da capela fez com que se formasse um núcleo populacional em seus arredores que teve rápido desenvolvimento, decorrente da fertilidade das terras da região. A capela foi decisiva para o surgimento da cidade que hoje conhecemos como “União”.

Só algum tempo depois, em 27 de Agosto de 1853 na administração de Luis Carlos Paiva, vice-presidente interiano da província, foi criada uma Paróquia no povoado sob a invocação de Nossa Senhora dos Remédios e pela qual lhe fixamos os componentes limites territoriais.

Hoje, a igreja Nossa Senhora dos Remédios, localizada ao lado da prefeitura municipal de União e em frente a praça Barão de Gurguéia, é motivo de muito orgulho para o povo de União, que dão continuidade ao ritual da antiga família da fazenda do Estanhado, com muito amor a padroeira da cidade unionense, conhecida simplesmente por Nossa Senhora dos Remédios.

Fonte: blog OLHOS DA MENTE.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: