Notícias de União e Região

COVID-19: União supera 120 casos confirmados e parece que as autoridades não estão sabendo lidar com a situação

De acordo com o boletim Covid, da SESAPI, 06/06/2020, o município tem 123 casos confirmados da doença e, pela insatisfação da população com relação ao combate ao coronavirus em União, as autoridades parecem que não estão sabendo lidar com a situação.

Hoje mesmo, sábado, 06/06, o secretário de saúde, Narciso Chagas esteve em uma emissora de rádio local falando sobre as ações de enfrentamento ao COVID-19 e ao ser questionado sobre a compra de Testes Rápidos, garantiu que está sendo realizada a compra de 1000 (mil) testes rápidos.

Em documento que faz parte do processo de Dispensa de Licitação, a quantidade de testes é muito inferior à informada pelo secretário; a compra prevê a aquisição de apenas 300 testes rápidos. A descrição indica que são 300 kits cada um com 20 unidades.

Das duas uma: ou o secretário não sabe a quantidade a ser comprada ou o setor de licitação errou nos números! Na verdade a população se sente muito insegura diante da pandemia também por conta da falta de ações por parte dos geste. Quando há alguma é feita de maneira atabalhoada é que provocou inclusive a ação do MPV: tentou-se comprar kit mãe em uma loja de roupas em São Paulo.
A Diretora do Hospital, Thayrine Pimentel, também participou do mesmo programa e afirmou que o paciente com suspeita de COVID-19 está sendo atendido na urgência, ou seja, junto com os demais pacientes que procuram o hospital por outras causas:”O paciente ao chegar ao hospital passa por uma classificação de risco, essa classificação de risco ainda está sendo feita na urgência; nos próximos dias esse atendimento vai ser mudado para o setor de emergência onde qualquer síndrome gripal vai ser atendida nessa emergência”, afirmou a diretora.
Ao ser questionado sobre a falta de barreiras sanitárias em União, o secretário disse “essas barreiras não têm tanta importância assim, ela não têm efeitos tão significativos…”.

Com relação à compra de testes rápidos, o secretário disse que a prefeitura está comprando mil testes: “na próxima semana nós estamos recebendo a primeira parte dos testes que nós compramos, nós compramos mil testes rápidos”, disse o secretário. Não é o que mostra o Termo de Ratificação da Dispensa de Licitação apresentado acima.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: