Notícias de União e Região

Casos de Covid-19 disparam mas as UBS continuam fechadas

Os Casos confirmados da Covid-19 explodem em União após 34 dias da confirmação do primeiro caso, em 18 de abril.
O município até a data de 21/05 possui 53 casos confirmados de um total de 274 notificações. Foram descartados 205 e houve 22 altas médicas.

União PI X Miguel Alves PI

Quando se faz uma comparação de União com Miguel Alves, percebe-se que as ações em Miguel Alves são mais efetivas e seguras porque a prefeitura daquela cidade conseguiu controlar os casos com mais eficiência.
Atualmente União tem 54 casos confirmados e Miguel Alves 38 confirmados

Entre as principais ações em Miguel Alves se destacam a Instalação de tendas, cadeiras e torres padronizadas para disponibilização de álcool em gel e as barreiras sanitárias que têm sido fundamentais para conter o avanço da Covid-19.

Tendas com álcool gel disponíveis para a população
Barreiras Sanitárias nas entradas e saídas da cidade de Miguel Alves

A população vem se manifestando de forma negativa com relação às ações de combate à pandemias por parte da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde de União.
No boletim emitido no dia (20/05) consta que 205 casos foram descartados, mas pacientes que negativaram relataram para nossa reportagem que,após receberem o resultado negativo, a secretaria de Saúde não voltou a procurá-los para fazer o acompanhamento e verificar como estão.

“A gente sabe que há muito falso negativo. Se a pessoa procura o hospital reclamando de sintomas, acho importante que haja esse acompanhamento e que o exame seja feito novamente caso necessário, mas isso não é feito aqui”, disse uma pessoa que não quis ter a identidade revelada.

Mas no plano de ação consta que “Os serviços de saúde serão fortalecidos para a detecção, notificação, investigação e monitoramento de prováveis casos suspeitos para infecção humana pelo novo coronavírus”

De acordo com informações, a falta de monitoramento das pessoas que estão contaminadas também é uma das grandes reclamações da população, onde segundo populares há pacientes que são vistos na rua frequentemente, mostrando que não estão fazendo isolamento social. Veja depoimento extraído das redes sociais:

“A secretaria deveria dispor de um DISK DENÚNCIA , quem visse alguém que testou positivo fora de casa ..ligar e fazer a denúncia”.

BARREIRAS SANITÁRIAS

As barreiras sanitárias são outra reclamação recorrente da população.

Raramente se veem pessoas da Secretaria de Saúde, fazendo barreiras sanitárias, disseminando informações quanto a medidas de prevenção, orientação da população, vistoria de ônibus vindo de áreas com risco de transmissão da doença”

Para muitos, o que falta é fiscalizar, tomar atitudes rígidas, pois sem isso a população está correndo grandes riscos. Faltam barreiras sanitárias e muitas outras ações.

UBSs Fechadas

O PSF pode estar monitorando, mas as UBSs estão fechadas, segundo comunicados mandados via whatsapp pelo Secretário Municipal de Saúde.

UBS Fechada


Ele informa que não há EPIs para os profissionais, mas os profissionais dizem que há epis em algumas das UBSs, o que não justifica o fechamento de todas aqueles locais.
Em entrevista em rádio local a Secretaria de Saúde informou que um fornecedor entregou máscaras que não servem e que estas estão sendo devolvidas.
Em contato com fornecedor da capital a reportagem conferiria que há máscaras disponíveis o que sugere que há algo mais por trás do fechamento das UBS. Realmente é muito estranho a prefeitura ter feito tantas compras sem licitação, e num momento de pandemia fechar UBS, quando uma caixa de máscaras custa R$ 300,00 na vizinha capital.
A população vê mais e mais cidadãos sendo contaminados com a Covid-19 e se depara com as UBS fechadas, durante dias e cada vez mais dias.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: