Notícias de União e Região

Nível do Rio Parnaíba sobe após abertura de comportas de Boa Esperança

De acordo com o Serviço de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco abriu as comportas da Barragem de Boa Esperança, devido ao reservatório ter atingido a média de 61,12% de sua capacidade, alvo em torno de 400 metros cúbicos de água por segundo.Devido a isso, a vazão dos Rio Parnaíba aumentou bastante.

Barragem de Boa Esperança

Parte do volume de águas liberada já chegou em  Teresina e em algumas cidades que margeiam o Velho Monge a partir de sábado, fazendo com que o volume do Rio Parnaíba ultrapasse os 3 metros.

A cidade de União, a 60 km de Teresina, já é possível notar o maior volume de água no rio.

Nivel do Rio Parnaíba aumentou bastante nas últimas horas

De acordo com o CPRM, o volume atual aumentou por conta da vazão liberada na barragem em Guadalupe, informou  o engenheiro hidrólogo, Roberto Fernandes.

Apesar do crescimento no volume, os rios ainda estão em uma situação tida como convencional, onde o Parnaíba tem cota de inundação de 6 metros e 87 centímetros, onde aumento na frequência das chuvas o que deve acarretar em elevação da vazão dos rios em Teresina.

A Defesa Civil Estadual acompanha juntamente com a CPRM as áreas de riscos, observando a necessidade de ações preventivas.

CPRM/CHESF/ portal meionorte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: