Notícias de União e Região

Programa Verde e Amarelo: Expectativa de geração de 4 milhões de empregos

Não admitem perder o poder. E agora, com essa medida de aliviar os encargos para quem empregar pessoas entre 18 a 29 anos, vai gerar muito emprego. Vai diminuir recolhimento do empregador para o FGTS, INSS e outros incentivos para que as empresas empreguem jovens de 18 a 29 anos, podendo cada empresa empregar até 20 por cento do total de seus empregados. Grande medida, pois nessa faixa de idade tem o dobro de desempregados das outras faixas etárias, Disse o vereador Junior Motta.

Um dos problemas mais persistentes do país é o desemprego. Com mais de 12 milhões de pessoas desempregadas, o governo de Jair Bolsonaro decidiu lançar um pacote de medidas para estimular a geração de empregos. A expectativa da equipe do ministerial é de que essas ações se transformem em 4 milhões de novos trabalhos num período de três anos, entre janeiro de 2020 e dezembro de 2022.

Mas de onde irão sair essas vagas? 

O pacote de medidas traz ações em quatro frentes. O carro-chefe é o programa Verde Amarelo, voltado para jovens de 18 a 29 anos em busca do primeiro emprego. Esse programa é, também, um teste para uma ação mais ampla de desoneração da folha de pagamento.

Além disso, o governo trabalha para a reinserção de pessoas com deficiência e reabilitados no mercado de trabalho, a possibilidade de jornadas aos domingos e feriados e também o microcrédito para pessoas de baixa renda.

Veja qual a expectativa de geração de vagas em cada uma dessas vertentes.

Programa Verde Amarelo: 1,8 milhão de vagas

Principal ação do pacote, é voltada para a geração do primeiro emprego de jovens entre 18 e 29 anos, que nunca ingressaram no mercado formal. Com a redução do custo de contratação desses profissionais, o governo estima gerar 1,8 milhão de vagas em três anos.

A proposta é, também, um piloto para uma futura ação de desoneração da folha de pagamento. Neste momento, as empresas que optarem pelo contrato Verde Amarelo não pagarão a contribuição para o INSS (20% sobre a folha) e alíquotas do Sistema S e salário-educação. A contribuição para o FGTS cai de 8% para 2%, e a multa em caso de demissão sem justa causa pode cair de 40% para 20%, decidida em comum acordo entre empregado e empregador no momento da contratação. Férias e 13.º estão garantidos e poderão ser pagos mensalmente.

Reabilitação de trabalhadores: 1,25 milhão de vagas

Trabalho aos domingos: 500 mil vagas

Microcrédito: 450 mil vagas

O governo projeta a assinatura de 10 milhões de contratos e a concessão de R$ 40 bilhões em créditos até dezembro de 2022. A expectativa é de que essa medida contribua com 450 mil postos de trabalho no período.

Fonte: Governo Federal

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: