Notícias de União e Região

Primeiro caso de MORMO é confirmado em União

A ADAPI(Agência de Defesa Agropecuária do Piauí) confirmou o primeiro caso de MORMO no município de União. A doença não tem cura e pode ser contraída por humanos.

No geral é o quinto caso confirmado no Estado do Piauí.

Em União, assim como os casos nos municípios  de Teresina e Altos, a égua contaminada com a doença foi sacrificada.

Ainda de acordo com técnicos da ADAPI, os animais das propriedades vizinhas ao local onde a égua contaminada foi identificada, deverão ter amostras recolhidas para que sejam eliminadas possíveis contaminações.

O que é a doença:

Mormo ou lamparão: doença infecto-contagiosa que acomete os equídeos (cavalos, burros e mulas), e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao homem. É causada pela bactéria Burkholderia mallei, e pode ser transmitida pelo contato com animais infectados.

Transmissão: a bactéria entra no organismo através da pele e das mucosas dos olhos e nariz. Profissionais que manejam estes animais, ou manipulam amostras contaminadas (veterinários, tratadores de equinos, funcionários de abatedouros e laboratoristas), têm maior risco de contrair a doença.  

Sintomas no homem: Os sintomas no homem são febre, dores musculares, dor no peito, rigidez muscular e cefaleia. Podem ainda ocorrer lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e diarreia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: