Notícias de União e Região

Vaqueiros de várias regiões são aguardados para a tradicional procissão no dia 29

Na manhã desta quinta-feira (29/08), será realizada mais uma procissão dos vaqueiros em União. Uma verdadeira multidão de vaqueiros e simpatizantes é esperada no ato religioso que esse ano teve mudança no percurso.

Devido a uma homenagem dos familiares ao vaqueiro e ex- vereador Chico Teófilo e sua esposa Conceição, a procissão sairá da igreja matriz de Nossa Senhora dos Remédios em direção a Fazenda do Vaqueiro, localizada na saída de União. Tradicionalmente a procissão saía da associação dos vaqueiros, localizada na Rua Benedito Rêgo.

De acordo com a programação, a procissão sairá da igreja matriz às 8hs da manhã e seguirá por algumas ruas da cidade até a fazendo do Vaqueiro, onde será realizada a missa em homenagem aos Vaqueiros.

A procissão é tradição na cidade e é realizada em homenagem a São Raimundo Nonato.

O pároco de União, Padre Ângelo acompanhará a procissão e dará benção aos vaqueiros. 

Vale lembrar que a primeira Associação dos Vaqueiros do Brasil foi criada em União, no ano de 1984. O município também sediou a primeira procissão dos vaqueiros do Brasil, no dia 29 de agosto de 1944, realizada pelo Padre Luís Brasileiro e mais outros 14 vaqueiros. 

Por conta disso, no dia 29 de agosto, foi instituído através de lei, no Congresso Nacional, o Dia Nacional do Vaqueiro.

Uma vasta programação foi traçada para a comemoração. Pega de boi, shows músicas estão entre os programas…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: