Notícias de União e Região

AGESPISA: promessas de melhorias e a população pagando caro pela água que não consome

Vários bairros de União ficam sem abastecimento de água praticamente todos os dias. Muitos moradores usaram as redes sociais para protestarem contra a AGESPISA que administra a prestação do serviço na cidade.

“É sempre a mesma desculpa, que a bomba ou a eta não tem capacidade de levar água a toda a cidade. Empresa desorganizada incapaz de gerenciar o abastecimento em uma cidade como União. E a PREFEITURA nada faz para ajudar a encontrar uma solução..

Cadê o plano B?”, Disse o aposentado Francisco Ribeiro.

Vale lembrar que ano passado a cidade passou por uma situação caótica de falta d’água, onde a população saiu às ruas com baldes e panelas e foram protestar em frente ao escritório da empresa na cidade.

A desculpa na época foi que a bomba de captação queimou e precisou ser mandada para fora do Estado para ser consertada. Depois de muita pressão popular, a bomba retornou e junto com ela a “história” de que uma bomba nova foi enviada a cidade e que esta ficaria guardada caso a que estava em uso queimasse novamente e assim evitando que a população ficasse desabastecida.

O problema da falta d’água persistiu e mesmo no auge da cheia do Rio Parnaíba, faltava água nas torneiras. Situação essa que parece estar longe de ser resolvida.

Quando alguém procura ou liga para o escritório local da cidade, o que se ouve é “não podemos fazer nada e que a resolução do problema depende diretamente do escritório central na capital”.

Nos bairros localizados nos lugares mais altos ou mais distante do centro, a água só aparece nas torneiras durante a madrugada, mas demora pouco falta novamente.

Em março do ano passado, a agespisa anunciou melhorias no sistema de distribuição da cidade, mas que até o momento não eh visto nenhum benefício:

Leia na íntegra:

Agespisa reforça abastecimento na cidade de União (PI)

Comunicacao, 23/04/18, Notícias Destaque, Agespisa,melhora do abastecimento,

O sistema de reservação de água da cidade de União (PI), localizada a 64 quilômetros de Teresina, está passando por melhorias. A empresa Águas e Esgotos do Piauí S.A. (Agespisa) está executando a individualização de dois reservatórios da cidade, que atualmente operam conjugados. A ação vai aumentar a pressão da água na rede de distribuição, melhorando o abastecimento.

A intervenção acontece nos dois principais reservatórios da cidade que, juntos, têm capacidade para 1,5 milhão de litros. A obra inclui a implantação de 546 metros de rede de distribuição em PVC, com diâmetro de 150 mm. Hoje, as equipes estão escavando valas para colocação das tubulações na Avenida Areolino de Abreu, no Centro da cidade.

“Essa implantação de rede representa um reforço do sistema de distribuição já existente. Após a conclusão das obras, os bairros Cruzeiro e São Judas Tadeu serão os principais beneficiados, mas a obra trará melhorias para toda a cidade de União”, destaca o presidente da Agespisa, Genival Sales.

Os serviços começaram a ser realizados em março e a previsão é de que sejam concluídos no prazo de quatro meses.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: