Notícias de União e Região

Ponte com estrutura comprometida na zona rural de União é destaque no Bom Dia Piauí desta segunda-feira

A situação da ponte, revela também que o fechamento da escola da localidade Sapucaia só levou prejuízos aos moradores, principalmente para as crianças que agora precisam se deslocar longas distâncias e arriscar suas próprias vidas

Uma ponte de concreto armado sobre o riacho dos cavalos, localizada entre as localidades Gameleira e Sapucaia, na zona rural de União, foi destaque no Programa Jornalístico Bom Dia Piauí desta segunda-feira (20/05), a reportagem da emissora Rede Clube atendeu ao pedido da população e foi até o local ver de perto a situação a qual estão sujeitos quem precisa passar pelo local diariamente.

Crédito Reprodução Rede Clube

A ponte sobre o Riacho dos Cavalos, na localidade Sapucaia, zona rural de União (região de David Caldas) está com sua estrutura seriamente comprometida. A falta de manutenção e o intenso período chuvoso fizeram a situação se agravar. Por causa da situação da ponte, pais e mães de alunos da localidade Sapucaia temem o pior; pois as crianças são obrigadas a se deslocar para outra escola numa comunidade distante, tendo que atravessar numa ponte ameaçada de desabamento!

A ponte acima citada foi construída ainda na primeira administração do prefeito João Araújo.

Veja o vídeo da Rede Clube-Teresina.

http://g1.globo.com/pi/piaui/videos/v/ponte-com-estrutura-comprometida-em-uniao-precisa-de-reparos-urgentes/7627645/
Crédito Reprodução Rede Clube

De acordo com os moradores, as crianças são obrigadas a descer do ônibus escolar para diminuir o peso do veículo! As crianças atravessam a ponte caminhado e o ônibus passa somente com o motorista. A situação se repete diariamente, manhã e tarde – ida e volta. Antes as crianças estudavam a escola da própria comunidade, mas o atual prefeito – Paulo Henrique Costa, PSD, resolveu fechar a escola e transferir os alunos para a escola da localidade Gameleira.

Por baixo da ponte é possível ver um outro problema. Além da estrutura completamente comprometida, os apoios nas cabeceiras estão totalmente deterioradas, o que segundo moradores é um risco eminente.

O local além de ser uma das rotas do transporte escolar, também é usada também para o escoamento da produção de cana de açúcar na região, mas nas atuais condições, o tráfego é muito perigoso.

Na reportagem, mães, professoras e até as próprias crianças dão seus testemunhos e pedem a reabertura da escola da comunidade, reformada em 2016. As próprias mães afirmam na reportagem que a escola era bem equipada, inclusive climatizada; as próprias crianças dão seu testemunho e pedem o retorna da escola da Sapucaia.

Crédito Reprodução Rede Clube

De acordo com a reportagem, a prefeitura informou que já enviou equipes ao local para avaliar a situação da ponte e que em breve os reparos serão iniciados, porém, a prefeitura nada disse sobre os pedidos da comunidade para que a escola do local volte a funcionar. A situação da ponte revelou também a insatisfação dos moradores da Sapucaia com o fechamento da escola daquela comunidade. Por causa do fechamento da escola, as crianças são obrigadas a arriscarem suas vidas no deslocamento para outra escola, numa localidade distante.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: