Notícias de União e Região

ANATEL quer acordo entre as principais operadoras de telecomunicações para roaming em cidades pequenas

O Brasil é um país cheio de cidades pequenas, e a cobertura de celular pode ser um problema nos municípios menores: em vários deles há presença de apenas uma ou duas operadoras, deixando clientes das demais empresas sem acesso. A Anatel quer resolver esse problema através do roaming entre Claro, Oi, TIM e Vivo em locais com menos de 30 mil habitantes.

Imagem Ilustrativa


De acordo com o Teletime, as operadoras trabalham junto à Anatel para que todos os municípios com menos de 30 mil habitantes sejam contemplados com o roaming total. Dessa forma, clientes de uma determinada operadora poderiam usar serviço de voz e internet móvel onde isso atualmente não é possível.


Dos 4.500 municípios com população inferior a 30 mil habitantes, cerca de 3.072 não são atendidos ao mesmo tempo pelas quatro principais operadoras (Claro, Oi, TIM e Vivo).

Por enquanto, as operadoras utilizariam o roaming apenas nos municípios onde não possuem presença. No futuro, é possível que elas implementem o roaming em áreas de sombras ou estradas, onde uma operadora possui melhor presença dependendo da região.

Ainda não se sabe se haverá custos para utilizar uma rede parceira. Isso deverá ser determinado pelas operadoras de origem. TIM, Vivo, Oi e Claro também compartilham a infraestrutura em algumas cidades; nesse caso, o cliente não paga a mais pelo serviço.

Atualmente, a cobertura é algo estratégico das operadoras, considerado inclusive como diferencial pelos clientes na hora de escolher uma empresa de celular.

Via tecnoblog

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: