- Publicidade -
Veículos que deveriam estruturar o Sistema de Transporte de Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e que foram adquiridos através do programa QualiSUS, projeto do Governo Federal de qualificação e atenção à Saúde com recursos do Banco Mundial com investimento de R$ 7,1 milhões, estão parados e sucateados devido à ação do tempo numa das garagens de uma secretaria do Governo do Piauí.
- Publicidade -
Segundo denúncia, os microônibus estão no galpão do almoxarifado da Secretaria de Educação do Piauí. Segunddo tambêm a denuncia, os mesmos se encontram com os assentos ainda “no plástico”, sem uso e quem deveria ser beneficiado está “esperando”.
A Secretaria de Estado da Saúde adquiriu 30 micro-ônibus que deveriam estar a serviço de pessoas em 31 municípios. O transporte seria feito para Teresina ou outras cidades mais próximas que fossem referência em atendimento de média e alta complexidade.
O sistema de uso para os pacientes deveria ser da seguinte forma: “Os usuários do SUS, através de um agendamento, deveriam ter acesso a consultas especializadas e procedimentos de média e alta complexidade. Através de um sistema de logística, que vai fazer a gestão do transporte eletivo, os pacientes poderão sair da sua cidade para ter um melhor tratamento. A maior demanda seria para Teresina, mas a expectativa era de que com essa parceria com os municípios- fosse possivel levar para outros pontos estratégicos desse território ,consultas e exames especializados”.
O transporte de pacientes eletivos deveria beneficiar pessoas que vivem nas cidades de Teresina, Alto Longá, Beneditinos, Curralinhos, Demerval Lobão, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Palmeirais, Pau D’Arco do Piauí, Altos, José de Freitas, Agricolândia, Angical do Piauí, Barro Duro, Hugo Napoleão, Lagoinha do Piauí, Miguel Leão, Olho D’Agua do Piauí, Passagem Franca do Piauí, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí, São Pedro do Piauí, Miguel Alves, União, Jardim do Mulato, Nazária, água Branca, Amarante, Coivaras e Regeneração. Po no mínimo desleixo grande, alguns ônibus estão parados sendo vítimas da ação do tempo e sem qualquer manutenção.
Abrimos espaço para que qualquer membro da secretaria de Estado da Saúde possa se manifestar a respeito do desuso dos microônibus.
Você precisa fazer login para comentar.