Notícias de União e Região

TCE – PI REALIZA CAPACITAÇÃO EM UNIÃO

Sindicato dos Servidores Públicos de União, realiza em parceria com o Tribunal de Contas do Estado – TCE-PI, Curso de Capacitação e Controle Social e fiscalização das prestações de contas municipais. O curso foi destinado principalmente aos conselheiros de diversas categorias, sindicatos, associações e representantes da sociedade civil e, comunidade geral.
Durante o evento, o auditor fiscal, Francisco das Chagas destacou a importância do controle social no acompanhamento e fiscalização das contas públicas, segundo ele, sem a participação popular do controle social fica difícil os órgãos fiscalizadores acompanharem o que se passa nos municípios.
O auditor Francisco, falou também das falhas das prestações de contas das prefeituras, falhas que vão desde copiar atos de outros municípios, até falta de prestação de contas dentro dos prazos, bem como atos que não passam pelas câmaras. Durante o evento, o auditor tirou dúvidas do público presente.
A partir de 2018, a prestação de contas dos municípios está sendo feita por cada fonte de recurso e de forma eletrônica, imediata. “Os municípios precisam manter suas contabilidades dentro do próprio município, de modo a facilitar o acompanhamento, isso torna a coisa mais transparente”, destacou o auditor fiscal, Francisco das Chagas.

 

Comentários estão fechados.