É impossível olhar essa cena e não sentir vergonha. Esta imagem é da Avenida principal, no Residencial Santa Helena, em União. Esse lixo, é vergonhosamente descartado de forma errada pelos próprios moradores, além de manchar a imagem do Residencial, ocasiona um impacto negativo da saúde de quem reside nas proximidades e ocasiona em proliferação de ratos, baratas, moscas…, isso causa dano na cidade em geral, já que se torna um foco de insetos e mosquitos transmissores de doenças como a dengue e a chikungunya.
- Publicidade -
Estamos vivendo um período pós pandemia e além desse fato, pessoas com má educação ainda conseguem piorar o quadro que nos encontramos, descartando esse lixo em terrenos privados. Quem não gosta de lixo na frente da própria casa, como jogar o que rejeitamos para outros? Pensem e vejam o que oferecem aos demais.
Vamos começar a abrir a consciência, nesse período de final de ano existem inúmeros cidadãos que estão vindo de outras cidades para visitar parentes em nossa comunidade e esse fato decorrente ao desenvolvimento que na mesma está sendo realizada para o bem de cada um de nós moradores, devemos ser conscientes que uma cidade evoluída significa emprego bom, organização, educação e um lugar que cause bem para quem chega e para quem é filho desse chão. Tudo de negativo que repercute sobre a cidade fala muito de nós, então, quem não quiser escutar nomes muito pesados, como infelizmente eu escutei nos generalizando, que não fala sobre atos, mas me fere, se eu amo um lugar eu zelo e isso é um fator lógico.
- Publicidade -
Todos nós queremos dignidade, então que todos ofereçam a dignidade de uma vida melhor, sem poluição e sem oferecer danos de nenhuma forma para os demais, olhem o futuro de nossos filhos, sobrinhos e netos por que o bem ou o mal que oferecemos servirá para eles em primeiro lugar.
Uma dona de casa que preferiu não se identificar e leva os filhos para a escola todos os dias passando pelo caminho rodeado de resíduos. “É muito ruim. Todo lado que a gente olha é lixo. Em todo canto tem bicho morto, gato, cachorro, é tudo”, comenta.
Um homem foi flagrado descartando resíduos com um carrinho de mão em uma pilha de lixo. “A população não se conscientiza, não tá nem aí pra nada e continua fazendo esse descarte de forma incorreta” comenta o autônomo morador do residencial.
“É muito lixo, muita sujeira. É revoltante, porque a gente tem o direito de reclamar, mas não adianta porque eles mesmos [moradores] jogam, aí é complicado”, lamenta uma dona de casa.
A coleta de lixo domiciliar é realizada pela prefeitura regularmente, assim como a Secretaria de Obras e serviços públicos recolhe frequentemente o entulho jogado pelo moradores. Então qual o motivo para tanta má educação? Não se tem nenhuma desculpa plausível para tamanho despautério.