Em plena última semana de setembro, o Brasil continua sob o domínio de um intenso calor, com temperaturas que fazem os termômetros dispararem. Na capital de Mato Grosso, Cuiabá, a previsão é de que os termômetros atinjam a marca de 43ºC na segunda-feira (25) e na terça-feira (26).
- Publicidade -
No entanto, uma mudança significativa se aproxima. Entre terça e quarta-feira desta semana, está prevista a formação de um novo ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Esse fenômeno meteorológico deve intensificar ainda mais as instabilidades sobre parte do Sul do Brasil, de acordo com informações do ClimaTempo.
As áreas do sul, leste, litoral, região da Grande Porto Alegre e extremo norte do Rio Grande do Sul estão em alerta devido ao ciclone. A tendência é que o sistema se afaste na quarta-feira (27).
- Publicidade -
Em Santa Catarina, a formação do ciclone reforça as nuvens de temporais, deixando partes do leste e sul catarinense em alerta para chuvas volumosas. Enquanto isso, em Curitiba, onde a expectativa para o domingo foi de 42°C, a máxima deve cair para 18°C na quinta-feira (28).
A influência do ciclone também se fará sentir no Sudeste, principalmente em São Paulo, onde as temperaturas devem despencar de quarta-feira (27) para quinta-feira. São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória registrarão uma queda de mais de 10°C, com máximas que passarão de 35°C para 20°C em São Paulo, de 37°C para 22°C no Rio de Janeiro e de 37°C para 27°C em Vitória.
Apesar do calor intenso, no Norte do país, há chances de pancadas de chuvas isoladas durante a semana nas capitais Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
Já no Nordeste, a previsão é de temperaturas quentes, porém, com muitas nuvens no céu.
Essa onda de calor atípica teve início em 17 de setembro, nos últimos dias do inverno, e o aumento de sua intensidade tem resultado em temperaturas acima da média em 11 estados e no Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo”, o que acontece quando se espera um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”. Esse alerta permanecerá em vigor até as 18h de terça-feira (26).
No primeiro dia da primavera, o calor escaldante ultrapassou os 40ºC em todo o Brasil, abrangendo todas as regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A região mais quente do país foi o Centro-Oeste, onde as temperaturas máximas se mantiveram na casa dos 42ºC por dois dias consecutivos.
A seguir, apresentamos as previsões por região:
Região Sul: As temperaturas devem começar a cair durante a semana devido à chegada do novo ciclone extratropical, provocando rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h e pancadas de chuva com granizo. Curitiba, que registrou 42°C no domingo, deve ter máxima de 18°C na quinta-feira (28). Santa Catarina e o Paraná também esperam pancadas de chuva e temporais isolados de vento e granizo. A frente fria associada ao ciclone avançará pelos dois estados na quarta-feira, segundo o MetSul Meteorologia.
Região Sudeste: O calor persistirá em todas as capitais da região, mas na quinta-feira as temperaturas deverão cair devido à influência do ciclone extratropical que afetará o Sul do país. São Paulo e Rio de Janeiro verão suas máximas despencarem de quarta para quinta, passando de 35°C para 20°C e de 37°C para 22°C, respectivamente. Em Vitória, a queda será de 37°C para 27°C.
Região Centro-Oeste: Apesar do calor intenso, a região enfrentará chuvas ao longo da semana. Campo Grande e Cuiabá deverão ter pancadas de chuva isoladas a partir de quarta-feira. Em Cuiabá, as temperaturas continuarão subindo, atingindo os 43°C na segunda e na terça. O Mato Grosso do Sul sentirá a influência do ciclone extratropical no Sul do país, com rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h na terça-feira, conforme o MetSul Meteorologia.
Região Nordeste: Todas as capitais do Nordeste registrarão temperaturas acima de 30°C durante a semana. Teresina será a mais quente, com termômetros atingindo 39°C. A região terá muitas nuvens, e Maceió pode ter chuvas isoladas na segunda-feira.
Região Norte: Palmas deverá ser a capital mais quente da região Norte, com temperaturas chegando a 40°C na segunda e na terça, mantendo-se em 39°C durante o restante da semana. Há previsão de pancadas de chuva isoladas durante toda a semana em Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.