Thiago Mayson teve a prisão decretada suspeito de ter matado a estudante de jornalismo na UFPI. — Foto: Reprodução Rede Social
A Justiça suspendeu o julgamento de Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, acusado de estuprar e assassinar estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos. Ainda não foi informado o motivo da suspensão.
- Publicidade -
O juri estava marcado para esta quinta-feira (17), mas foi adiado para o dia 1º de setembro de 2023.
No início da sessão, os familiares de Janaína estavam revoltados por não poder acompanhar o julgamento. Segundo Leidiane Maria, irmã de Janaína, os familiares foram proibidos de adentrar o julgamento.“Nós estamos aguardando aqui para se vamos entrar ou não. É muito injusto, pois eles falaram na mídia que seria juri popular, mas nem a família está podendo entrar”, disse a familiar.A Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio no Piauí fez um ato em frente a 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina, onde aconteceria o julgamento, pedindo justiça para o crime contra a estudante.
A família de Janaína também participou do ato com cartazes pedindo justiça e mensagens de luto. A irmã da vítima, Leidiane, afirmou que tem esperanças de que a justiça seja feita.“Nós só queremos justiça, para que isso não aconteça com mais nenhuma Janaína no mundo. A situação não é fácil, e hoje está sendo como no primeiro dia. Paz ninguém tem”, destaca Leidiane.
Esta reportagem está em atualização…
Acusação quer pena de 70 anos
A assistência da acusação do julgamento do estudante de mestrado Thiago Mayson estima uma pena de 70 anos para os crimes contra a estudante de jornalismo Janaína Bezerra, morta na Universidade Federal do Piauí no dia 27 de janeiro deste ano durante uma calourada que acontecia na instituição.
“Nós estipulamos que entorno de 70 anos. Existem provas suficientes para condená-lo. É de conhecimento público todos os delitos imputados ao Thiago e as provas do processo, tanto objetivas quanto subjetivas, evidenciam que de fato ele praticou todos os crimes que estão narrados na denúncia”, explica Florence Rosa, advogada especialista em juri popular e representante do assistente de acusação.
Thiago Mayson é acusado pelo assassinato da estudante Janaína, pelos crimes de homicídio duplamente qualificado, estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual. O julgamento, marcado para esta quinta-feira (17), iniciará às 8h30 e foi marcado pela juíza Maria Zilnar Coutinho Leal, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina.
No dia 5 de abril, Thiago Mayson passou por audiência de instrução. A sessão foi dirigida pelo juiz Antônio Nolêto. Além do acusado, foram ouvidas as testemunhas de defesa e acusação.
O crime
A Justiça do Piauí aceitou a denúncia contra o estudante de mestrado. O processo foi distribuído semana passada e correrá na 1ª Vara do Tribunal do Júri. O mestrando Thiago Mayson Barbosa, de 28 anos, está preso desde o flagrante, na Cadeia Pública de Altos.
A Justiça converteu a prisão em flagrante para preventiva durante audiência de custódia ocorrida um dia após o crime, no dia 29 de janeiro. Com a prisão do suspeito, o inquérito foi concluído em nove dias, a denúncia foi feita pelo Ministério Público no dia 14 de fevereiro, sendo aceita pela Justiça no dia 17.
O acusado foi citado pela Justiça no dia 24 de fevereiro, tornando-se réu pelos crimes praticados contra Janaína.