O Governo do Estado publicou lei para negociação de débitos de IPVA, mas falhas no sistema podem levar a apreensão de veículos por erro do órgão. Após o pagamento do imposto, alguns contribuintes relatam que o documento atualizado do veículo (no caso de motos) não é gerado devido a falhas no sistema, mesmo com a quitação do débito. O problema é agravado pela ineficácia do sistema CLVN, utilizado para informar sobre “pagamento não baixado”.
- Publicidade -
A situação pode levar a graves consequências para os proprietários de veículos. Mesmo após o pagamento do IPVA, se o sistema não reconhecer a quitação, o veículo pode ser apreendido em caso de fiscalização.
Uma pessoa, que preferiu não se identificar, relatou que fez o pagamento do valor do IPVA em três vezes, em dias diferentes, e que utilizou a opção de Pix que aparece no boleto. Mesmo assim, o sistema não reconheceu o pagamento e o documento atualizado do veículo não foi gerado. A situação gerou preocupação e incerteza quanto à possibilidade de o veículo ser apreendido por erro do órgão. “A resposta que recebo, é que esse canal foi DESABILITADO. É assim segue sem solução, pagamento realizado e não foi dado baixa e com isso o veículo vai continuar atrasado por irresponsabilidade do Governo do Estado”, afirmou o cidadão.
- Publicidade -
Matéria da página @avozdopiauiense