No Brasil, consumidores aproveitam a data para anteciparem as compras de Natal e os comerciantes aproveitam o período para que possam lucrar e, ao mesmo tempo, limparem seus estoques
Na próxima sexta-feira (25/11), será realizado o tradicional evento comercial que marca o início da temporada de compras de Natal, a chamada Black Friday. O evento, que está implantando no Brasil há alguns anos, tem como objetivo atrair os consumidores incríveis descontos, nos mais diversos setores do comércio, para que possam aproveitar os “queimões” de estoque, e assim aproveitarem para estarem preparados para o período natalino e às tradicionais festividades do final de ano.
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Com origem norte-americana, a Black Friday está ligada diretamente com o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Há relatos de que o nome é oriundo dos anos 50, quando se começou a falar em “sexta-feira negra” em que todos adoeciam para evitar o trabalho e nos anos 60 a polícia da Filadélfia, cidade na Pensilvânia, referiu-se ao dia quando as estradas estavam lotadas de pessoas voltando para casa após o feriado.
No Brasil, consumidores aproveitam a data para anteciparem as compras de Natal e os comerciantes aproveitam o período para que possam lucrar e, ao mesmo tempo, limparem seus estoques para novos produtos.
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Entretanto, muito se fala acerca de aproveitadores que “pegam carona” no período especial de compras para que possam assim aplicarem golpes e outras fraudes, prejudicando quem está em busca de descontos e em gastar seu dinheiro de forma inteligente.
COMO SE PREPARAR PARA A BLACK FRIDAY?
O OitoMeia conversou com o advogado especialista em Direito do Consumidor, Geofre Saraiva. Na oportunidade, o profissional destacou os principais golpes que podem aparecer no período da Black Friday, e explicou ainda como se prevenir de possíveis dores de cabeça. Dentre os principais golpes estão, segundo ele, o golpe do boleto falso, do PIX falso e da falsa portabilidade de empréstimo.
GOLPE DO BOLETO FALSO
“São todos golpes que exploram-se muito a ganância do consumidor. Por exemplo, no golpe do boleto falso você está devendo a um banco ou alguma empresa. Você procura esse boleto na internet e você vai pro primeiro link. Geralmente esse primeiro link não é o oficial do banco. Então você tem que procurar pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa que você quer, vá no canal oficial”, disse.
GOLPE DA PORTABILIDADE DE EMPRÉSTIMO
“É um golpe onde a pessoa te oferece a possibilidade de baixar sua taxa de juros do empréstimo ou até mesmo de fazer um novo empréstimo. Isso não existe, isso é um golpe. A pessoa vai ficar com dois empréstimos e vai ficar devendo ainda mais”, pontuou.
GOLPE DO PIX FALSO
“O PIX é a modalidade do golpe. Um exemplo é a pessoa que compra uma coisa e dá o número errado e vai para conta de outro. Ou seja, quando você for comprar alguma coisa na internet, por exemplo, algum amigo seu posta alguma coisa na rede social que está vendendo, confirme se é mesmo esse cara, se o perfil dele não foi invadido. Outro golpe muito comum do robô do PIX. Não existe você mandar R$ 500 pra ganhar R$ 1 mil reais. Isso tudo é golpe. Você vai perder os R$ 500, não vai ganhar os R$ 1 mil”, explicou.
Questionado sobre como o consumidor pode se precaver e evitar cair em algum golpe durante o período especial de promoções, Saraiva explica que o principal é ter atenção com todas as informações e, caso sinta-se lesado, procurar os canais oficiais da empresa citada e um advogado especialista em Direito do Consumidor.
“A primeira coisa é ter atenção. Ter atenção na hora do pagamento, entender que não existe dinheiro fácil. Por exemplo, não existe robô do PIX. Isso é uma é um grande é uma grande cilada”, disse.
“Caso a pessoa caia no golpe, recomendo que a pessoa faça, primeiramente, o Boletim de Ocorrência na delegacia, depois ela busque a empresa por meio ou do SAC ou por meio da plataforma de consumirdor.gov e, dependendo do valor do golpe, se for um golpe de valor substancial, recomendo que a pessoa busque um advogado de confiança para que ele possa manejar a melhor medida jurídica possível”, completou.
Conforme Geofre Saraiva, ainda sim, em algumas situações, é possível ser indenizado.
PAINEL AJUDA NA MELHOR ESCOLHA DURANTE A BLACK FRIDAY
O Ministério Público do Piauí (MP-PI), através do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PI), disponibilizou um mecanismo que ajudará os consumidores durante o período da Black Friday. Trata-se de um painel no qual a população encontrará dicas, fazer pesquisa de preços entre as empresas, ranking de resolutividade de lojas que possuem comércio eletrônico, além de canais para que o cliente que se sentir lesado possa reclamar ou até mesmo denunciar atitudes suspeitas, caso sinta-se prejudicado.
O Painel Procon Black Friday é intuitivo e interativo, com a possibilidade de fácil manuseio para que todos possam usufruir da plataforma digital.
Acompanhe no tutorial como utilizar a plataforma:
CLIQUE AQUI E ACESSE O PAINEL PROCON BLACK FRIDAY
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