O Governo do Piauí gastou R$ 2 milhões na construção do Museu do Vaqueiro do município de União (66 km de Teresina), com obras iniciadas em 2009, abandonou obras, a um quilômetro da margem da rodovia PI-112, que liga União a Teresina, e agora está coberto pelo mato e transformado em motel.
- Publicidade -
O Museu do Vaqueiro teve seu telhado destruído, as salas quebradas e sujas de folhas de árvores e fezes de animais, as janelas de vidro foram quebradas, os banheiros inutilizados.
Na entrada do Museu do Vaqueiro tinha uma fachada com uma escultura de um chapéu de couro, tradicional acessório do vaqueiro. Tudo foi destruído em um verdadeiro monumento ao desperdício do dinheiro público.
- Publicidade -
O Museu do Vaqueiro foi construído pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e seria uma forma de preservar e divulgar a cultura do vaqueiro em União, que possui uma Associação dos Vaqueiros e um Coral dos Vaqueiros, mas coberto pelo mato foi transformado em motel. Nas salas abandonadas e na entrada do Museu do Vaqueiro são encontrados preservativos usados e embalagens de preservativos vazias.
A obra do Museu do Vaqueiro foi iniciada em 2009, na gestão do ex- governador Wellington Dias, candidato do PT ao Senado, nunca foi concluída.
A primeira peça que seria doada ao museu seria o terno de couro usado pelo ex-vereador de União e fundador da Associação dos Vaqueiros, Chico Teófilo, que já morreu, durante uma invasão ao Congresso Nacional, que aconteceu em novembro de 1987, quando a Casa elaborava a Constituição de 1988. (Efrém Ribeiro)
Confira no Vídeo: