- Publicidade -
Durante o debate entre os candidatos ao Governo do Piauí, promovido, na terça-feira (16), pela TV Cidade Verde, o candidato do União Brasil a governador, Sílvio Mendes, disse que o desempregado no Piauí é superior a 50%; a renda média das famílias piauienses é de R$ 867, 00 e 45% dos trabalhadores piauienses não têm carteira de trabalho assinada.
Participam do debate Ravenna Castro (PMN), Coronel Diego Melo (PL), Gessy Lima (PSC), Rafael Fonteles (PT), Geraldo Carvalho (PSTU), Lourdes Melo (PCO), Madalena Nunes (PSOL), Gustavo Henrique (Patriota) e Sílvio Mendes.
Ravenna Castro disse que o Piauí foi muito afetado por prejuízos econômicos, também por causa da pandemia, e o pequeno e microempresário sofreram, famílias perderam a dignidade e essa será uma das nossas prioridades”, declarou.
Silvio Mendes destacou a importância de incentivar o pequeno empreendedor. “Incentivar o pequeno produtor, rural e urbano, proteger o seu patrimônio e também o grande produtor. A renda média de uma família no Piauí é de R$ 867, onde 45% não tem carteira assinada, então é preciso de um basta nessa realidade”, falou Sílvio Mendes.
O coronel Diego Melo disse que a educação é uma de suas prioridades.
“A educação tem que ser prioridade, mas nessa gestão estamos vendo um desgoverno, os professores não conseguem nem receber o piso. No meu governo vão ser respeitados e vamos pagar acima do piso salarial, temos que reconstruir a educação”, disse o coronel Diego Melo.
O coronel Diego Melo disse que pretende investir no agronegócio.
“O nosso agronegócio é pungente, e no meu governo quero trabalhar de maneira sincronizada, a nossa área do agro, com a preservação ambiental. É possível fazer isso”, acrescentou o candidato a governador pelo PL.
O coronel Diego Melo
perguntou a Rafael Fonteles quais as suas propostas para a segurança pública estadual, especialmente para o combate aos índices de criminalidade.
Rafael Fonteles disse que a segurança será sua principal prioridade em seu eventual governo, apontando ações para ampliar o enfrentamento às facções criminosas.
“Reforçando a repressão à criminalidade com o aumento das forças de segurança, com 4 mil homens e mulheres para ingressar na Polícia Militar. Iremos colocar investimento forte em tecnologia e integração das polícias, continuando a valorização do profissional de segurança”, falou Rafael Fonteles.
Silvio Mendes disse que sobre o combate à pandemia e a vacinação contra a Covid-19 no Piauí, Sílvio Mendes disse que irá seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) e rechaçou a politização do tema.
“O Piauí tem o maior programa de imunização do mundo, chamado PNI, feito por técnicos da maior qualidade. O que se viu nessa pandemia foram absolutamente devaneios criminosos e muita gente que morreu no mundo inteiro, sem precisar morrer”, falou Sílvio Mendes.
Ele prometeu rever todos os casos de entrega do patrimônio público do Piauí para iniciativa privada, através de Parceria Público-Privada (PPP).
Gessy Lima colocou para Rafael Fonteles as irregularidades no Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (PRO AJA) apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Piauí, que pagou bolsas a mais de mil mortos.
“Nosso compromisso é alfabetizar toda a geração que não teve oportunidade em 180 anos do Piauí que foram esquecidas pelo poder público,porque parte da elite desse estado tinha realmente obsessão por não educar o povo”, disse Rafael Fonteles.
Rafael Fonteles afirmou que o estado reduziu a taxa de desemprego e quis saber de Silvio Mendes quais suas propostas para fomentar o crescimento econômico e manter o aumento dos postos de trabalho aos piauienses.
“Perdemos, no seu governo, várias empresas que foram embora por descumprimento de compromissos. O crescimento tem que ser sustentável e verdadeiro, não enganando e dizendo aquilo que não é verdade”, falou Sílvio Mendes.
Portal Tv Piauí