Apenas 47,08% das crianças no Brasil receberam o imunizante em 2022, meta bem abaixo da cobertura vacinal que é de 95%
Nesta segunda-feira (18/07), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou ao OitoMeia que a cobertura vacinal de crianças imunizadas contra o sarampo no Piauí está bem abaixo da meta nacional estipulada pelo Ministério da Saúde.
- Publicidade -
De acordo com os dados da Sesapi, cerca de 119.486 crianças já se vacinaram contra o vírus no estado, o que representa um total de 56,80% da cobertura vacinal para o público infantil. Os números são expressivos, mas bem longe de 95%, meta determinada pelos órgãos de saúde.
A proteção contra o sarampo é feita com a vacina tríplice viral, que imuniza também contra a caxumba e rubéola, e faz parte do calendário de vacinação. O imunizante é oferecido nas unidades de saúde do país em qualquer época do ano.
- Publicidade -
Ainda segundo os dados da pasta estadual, o número de doses aplicadas até dia 06/07, data em que foi contabilizado a apuração, cerca de 150.734 pessoas já haviam sido imunizadas com a tríplice viral. Desse quantitativo temos: crianças (119.486 doses), trabalhadores da saúde (28.800 doses) e adolescentes e adultos (2.448 doses).
DADOS NACIONAIS
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, alertam para a vacinação contra o sarampo no Brasil. Conforme o levantamento, apenas 47,08% das crianças receberam o imunizante em 2022, meta bem abaixo da cobertura vacinal que é de 95%.
Para o Ministério da Saúde a baixa adesão do público-alvo na imunização tem como reflexo o avanço da doença em terras brasileiras. A tríplice viral é geralmente aplicada em duas doses. A primeira, tomada com um ano de idade, e a segunda, com 15 meses. A campanha de 2022 começou em janeiro e vai até dezembro deste ano. A cobertura em 2021 foi baixa, somente 50,1% do público-alvo no Brasil recebeu a segunda dose da vacina tríplice viral.