Os 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), do Governo do Piauí, estão lotados, informou o diretor geral do estabelecimento hospitalar, médico Osvaldo Mendes.
- Publicidade -
Ele declarou que os leitos de UTI são ocupados pelos pacientes internados no HVG, dos encaminhados pela Central de Regulação, mas recebe por dia sete decisões judiciais para internar pacientes na UTI até para cirurgias cardíacas e de tratamento de câncer, que não pode realizar.
Osvaldo Mendes se reuniu nesta sexta-feira (15) com o Conselho Regional de Medicina (CRM) para tratar desse drama enfrentado pelos piauienses.
- Publicidade -
Drama como do paciente Francisco Ferreira Lô, de 58 anos, está internado no Hospital Regional Justino Luz, de Picos (345 km de Teresina), do Governo do Piauí, desde o dia 23 de junho e que corre risco de morte por estar com pancreatite aguda e derrame pleural bilateral necessitando urgentemente de um leito de UTI.
Por considerar descaso da Secretaria Estadual de Saúde com o paciente Francisco Ferreira, o procurador de Justiça Leonardo Dantas Cerqueira Monteiro, da 7ª Promotoria da Justiça de Picos, ingressou com ação na Justiça com ação civil pública com pedido de tutela de urgência contra o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) disponibilize um leito de UTI com urgência.
O Hospital Regional Justino Luz de Picos informou que Francisco Ferreira precisa realizar com urgência uma endoscopia digestiva alta com teste de urease e colonoscopia e deveria ser tratado no HGV, no centro de Teresina, mas o paciente estava no 29° lugar na fila do hospital.
via Portal TV Piauí