O Governo do Piauí, gerido pelo PT, e neste caso influenciado pelo deputado estadual Oliveira Neto (PT), iniciou as obras, com uso de máquinas, pelo Programa PRO Piauí (Pacto pela Retomada Organizada), a pavimentação asfáltica de 8,38 quilômetros e pavimentação em paralelepípedo de 6.195 metros quadrados para o assentamento Centro do Designo, onde moram 4 mil famílias, município de Miguel Alves (110 km de Teresina), mas após afixar a placa, no 18 de maio, abandonou a estrada.
“Primeiro colocaram uma placa dizendo que a obra seria iniciada no dia 18 de agosto, depois trocaram a placa para o dia 18 de maio, colocaram as máquinas e do dia para a noite desapareceram. Não fizeram nada na estrada, que nós precisamos tanto porque hoje levanta muita poeira”, declarou o comerciante Francisco Correia, o Totonho, que tem uma mercearia nas margens da entrada, no povoado Todos os Santos, na zona rural de Miguel Alves.
“As pessoas param para tirar fotografias da placa anunciando a estrada. A placa está mais famosa que a estrada”, completa Totonho.
A placa do PRO Piauí foi trocada pelo Governo do Estado porque obras públicas estaduais não podem ser iniciadas pouco antes das eleições gerais, marcadas para outubro.
O comerciante Miguel de Menezes, que vende frangos, frutas e legumes em seu carro nos povoados de Miguel Alves, conta que a estrada para o Centro do Designo está prometida há 110 anos porque asfaltaria o acesso ao Porto de Designo, onde as pessoas atravessam o rio Poti em barcos e os carros em pontão para o município de Coelho Neto, no Maranhão.
“O Governo promete asfaltar a estrada sempre antes das eleições, mas não executa e a gente fica sempre na poeira”, declarou Miguel de Menezes.
O Governo do Piauí prometeu , na placa, construir as pavimentações asfáltica e poliédrica para o Centro do Designo em 240 dias por R$ 4.923,605,90. A obra seria executada pela Construtora R. Melo.
O presidente da Câmara dos Vereadores de Miguel Alves, Júlio da Tuta (PSL), disse que depois que o ex-prefeito Oliveira Júnior (PT) perdeu as eleições, seu filho, o deputado estadual Oliveira Neto (PT) usa o Governo do Piauí para atrapalhar as obras que serão feitas pelo prefeito do município, Vein da Fretaf (PL), e placa foi afixada para a Prefeitura Municipal não asfaltar a estrada, que já tem dinheiro em caixa, de uma emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União do senador Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil, no valor de R$ 2 milhões.
O vereador Odvan Torres denunciou, em discurso na Câmara Municipal, que o Governo do Piauí, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), falsificou a assinatura do prefeito de Miguel Alves, Vein da Fetraf, para fraudar uma Cooperação Técnica, para a construção de uma estrada na zona rural do município.
A suposta fraude está sendo investigada porque a realização de obras pelo Governo do Estado nos municípios só podem ser executadas com Cooperação Técnica com as Prefeituras Municipais.
Governo do Piauí coloca placa de obra de construção de estrada em Miguel Alves apenas para atrapalhar projeto da pela Prefeitura Municipal
Governo do Piauí inicia e abandona obra de construção de estrada em Miguel Alves apenas para atrapalhar construção feita pela Prefeitura Municipal
Leave a comment
Leave a comment